Nuno Tavares, internacional português de 25 anos, é uma das figuras da Lazio
Nuno Tavares esteve em destaque na temporada 2024/2025 Foto Imago) - Foto: IMAGO

Sarri diz que Nuno Tavares é «livro por escrever», «muito talentoso, mas anárquico»

Na apresentação oficial do técnico italiano, um dos temas discutidos foi a evolução do lateral-esquerdo, ex-Benfica

Maurizio Sarri foi oficialmente apresentado esta quinta-feira como treinador da Lazio, regressando ao comando técnico do clube romano ao lado do presidente Claudio Lotito. Durante a conferência de imprensa, um dos temas que suscitou curiosidade foi a evolução de Nuno Tavares, internacional português que tem dado nas vistas nesta pré-temporada.

Questionado sobre o desempenho do lateral-esquerdo, Sarri mostrou-se agradavelmente surpreendido com a atitude do jogador e elogiou a abordagem ao trabalho

«Tem tido uma boa abordagem. Nuno Tavares é um livro por escrever», afirmou o técnico italiano.

Embora tenha admitido que o português não corresponde exatamente ao que esperava em termos táticos, Sarri destacou a importância da formação recebida no Benfica: «Na minha opinião, a experiência no Benfica deixou-lhe coisas muito positivas.»

Na altura do regresso à Lazio, Sarri já havia reconhecido o talento de Nuno Tavares, embora com algumas reservas: «É a minha dúvida na defesa. É muito talentoso, mas anárquico. Pode ser extraordinário se conseguirmos colocá-lo na posição certa», declarou, abrindo espaço para o desenvolvimento do jogador.

Apesar do talento evidente, o futuro de Nuno Tavares na capital italiana permanece incerto. A Lazio enfrenta atualmente uma sanção da FIFA que impede o registo de novos jogadores, e Tavares é visto como uma possível venda de emergência. No entanto, o treinador transalpino parece pouco inclinado a abdicar de um dos seus ativos mais promissores.

Com nove assistências na última temporada, o lateral-esquerdo foi uma das grandes surpresas da Serie A, chegando a liderar esse ranking durante grande parte da época. O impacto ofensivo foi tal que Lotito, presidente da Lazio, chegou a afirmar que «não vendia o português nem por 70 milhões de euros».

Formado no Benfica, onde se estreou na equipa principal em 2019 sob o comando de Bruno Lage, Nuno Tavares somou 16 jogos na época de estreia. Na temporada seguinte, ao serviço de Jorge Jesus, o número subiu para 25 partidas. Curiosamente, o próprio Jesus chegou a dizer que: «Não há muitos jogadores no mundo com o perfil de Nuno Tavares

Sugestão de vídeo: