Sampaoli durou menos de três meses na equipa de Córdoba
Sampaoli durou menos de três meses na equipa de Córdoba - Foto: IMAGO

Sampaoli despedido: passagem pelo Talleres só durou 81 dias

Treinador de 66 anos não teve sucesso no regresso à Argentina

A passagem de Jorge Sampaoli pelo comando técnico do Talleres terminou de forma abrupta este domingo. O treinador, de 66 anos, que tinha assumido o cargo durante a paragem para o Mundial 2026, não resistiu aos maus resultados, tendo o clube comunicado a sua saída após apenas 81 dias.

A decisão foi tomada na sequência do empate a zero no dérbi contra o Central Córdoba, no sábado, um resultado que motivou fortes protestos por parte dos adeptos no Estádio Kempes. A passagem do antigo selecionador da Argentina pelo clube de Córdoba foi marcada por uma série de maus resultados e por exibições defensivas consideradas muito frágeis.

Os números do ciclo de Sampaoli, que tinha deixado o Atlético Mineiro em fevereiro, espelham o fracasso da sua curta estadia. Em sete jogos oficiais, a equipa somou apenas uma vitória, quatro derrotas e dois empates. O único triunfo aconteceu na terceira jornada, com uma goleada por 4-0 sobre o Platense, que gerou uma esperança efémera entre os adeptos.

Nos restantes jogos, o Talleres perdeu com o Newell's (1-0), Vélez (3-1), Lanús (3-0) e Gimnasia de Mendoza (3-1), e empatou com o Rosario Central (2-2) e Central Córdoba (0-0). No total, a equipa sofreu 12 golos e marcou apenas oito, ocupando o último lugar da zona A do campeonato argentino, com cinco pontos em 21 possíveis.

Na sua última conferência de Imprensa, o técnico já tinha assumido a responsabilidade pela situação. «Está a complicar-se mais do que eu esperava, é evidente. Dedico tanto tempo e não consigo resultados a curto prazo, o que me deixa bastante desconfortável comigo mesmo. A responsabilidade é minha e assumo-a como tal», afirmou, acrescentando: «Sei que o futebol tem urgências e pouca paciência. Isso será determinado por quem dirige o clube».

Em comunicado oficial, o Talleres agradeceu a Sampaoli e à sua equipa técnica pelo «profissionalismo e compromisso», destacando que o clube irá pagar os salários até ao último dia de trabalho. A direção informou ainda que anunciará o nome do novo treinador nos próximos dias.

A iniciar sessão com Google...