Sporting de Rui Borges quer quebrar o enguiço diante do SC Braga - Foto: IMAGO
Sporting de Rui Borges quer quebrar o enguiço diante do SC Braga - Foto: IMAGO

Rui Borges já ganhou a todos. Menos a um...

Treinador leonino já venceu FC Porto, Benfica, campeão europeu em título (PSG), equipas de segunda linha europeia, mas deste reinado em Alvalade há uma espinha encravada: o SC Braga

Rui Borges soma 69 jogos no Sporting: 40 em 2025/2026 e 29 em 2024/2025. Pelos leões, venceu os dois principais adversários em Portugal (Benfica e FC Porto), bateu o campeão europeu em título (Paris Saint-Germain) e superou duas equipas de segunda linha europeia (Club Brugge e Athletic Bilbao). Mas há apenas uma equipa da Liga à qual ainda não conseguiu vencer de verde e branco: o SC Braga, precisamente o seu próximo adversário.

Até ao momento, os adversários mais ‘tenros’, digamos assim, para o Sporting de Rui Borges foram Nacional e Rio Ave: quatro vitórias leoninas frente a cada um. Seguem-se Casa Pia, Estoril, Famalicão, Moreirense e Santa Clara: três vitórias frente a cada um. Alverca, Aves SAD, Benfica, Estrela da Amadora, FC Porto, Gil Vicente e V. Guimarães surgem a seguir: duas vitórias frente a cada um. Por fim, os adversários a quem Rui Borges venceu apenas uma vez: Arouca, Boavista, FarenseMarinhense, Paços de FerreiraTondela.

Abaixo destas 20 equipas surge, então, o SC Braga: dois jogos, dois empates, ambos em Alvalade, ambos para a Liga, ambos empatados a um golo.

Sporting empatou na primeira volta diante dos minhotos em Alvalade - Foto: IMAGO

Este domingo, na Pedreira, será o terceiro jogo de Rui Borges, enquanto treinador leonino, frente aos guerreiros. Mas o sexto, contabilizando também os encontros ao serviço do V. Guimarães e do Moreirense. Pelos cónegos, em 2023/2024, perdeu os dois jogos do campeonato: 2-3 em casa e 0-1 em Braga. Pelos vimaranenses, em 2024/2025, na primeira metade da época, antes de ingressar no Sporting, defrontou os bracarenses por duas vezes. Perdeu para a Taça da Liga, em Braga (1-2), mas venceu para o campeonato (2-0), também em Braga. Foi a 15 de setembro de 2024, na 5.ª jornada, com golos de João Mendes (52’) e Tomás Ribeiro (59’).