A questão da liderança no comando técnico do Benfica

Roma em contactos por jogador do Benfica que convenceu Mourinho

Kokçu defrontou italianos três vezes com o português no banco e agradou, mas não conseguiram tirá-lo do Feyenoord. Com jogador disponível para mudar-se, romanos reentraram em campo

Orkun Kokçu, médio do Benfica, 24 anos, é um desejo antigo da Roma e os italianos estão novamente em campo. Informações apuradas por A BOLA indicam que a Roma tem já contactos em curso no sentido de convencer o jogador e estabelecer, dessa forma, uma base para iniciar negociações com o Benfica, que não se adivinham fáceis.  

O internacional turco custou 25 milhões de euros ao Benfica, tem contrato até 30 de junho de 2028 e a cláusula de rescisão é inalcançável — €150 milhões —, mas há ainda outra dificuldade para os italianos refletida no contrato celebrado entre encarnados e neerlandeses do Feyenoord, dado a conhecer em junho de 2023:

150
Valor em milhões de euros da cáusula de rescisão de Orkun Kokçu, a mais elevada do Benfica e praticamente inalcançável. Os encarnados não pedirão, naturalmente, um valor dessa dimensão pelo turco, mas pedirão sempre muito dinheiro.

«Mais se informa que o Feyenoord Rotterdam terá ainda direito a receber uma percentagem do valor de uma mais-valia obtida numa futura transferência do referido jogador, dependendo essa percentagem do valor pela qual essa futura transferência venha a ser realizada.»

Quer isto dizer que o Benfica nunca aceitará fazer um acordo abaixo dos 30/35 milhões de euros, o que é uma verba banal no contexto da Premier League, mas não da Roma, apesar de os italianos terem dinheiro para gastar.

55
Recorde absoluto de jogos numa só temporada para o médio internacional turco, que resultaram em 12 golos e 11 assistências e ajudam a explicar a influência na equipa do Benfica, onde é um dos titulares indiscutíveis.

Foram, aliás, limitações de ordem financeira que impediram os romanos de alcançar Orkun Kokçu ainda antes do Benfica. Na era José Mourinho em Roma — três temporadas, a última incompleta, entre 2021/22 e 2023/24 —, Kokçu defrontou os italianos três vezes, sempre como titular do Feyenoord. Dois jogos para a Liga Europa e um para a UEFA Champions League, duas vitórias e uma derrota por parte dos italianos.

Apesar da desvantagem nos resultados, o médio turco agradou e muito, sendo logo ali referenciado pela Roma, que depois não teria o que era preciso, do ponto de vista financeiro, para tratar do assunto. Envolveria a necessidade de vender jogadores, complicações de várias ordens que acabaram por estender a passadeira ao Benfica.

Agora, porém, Kokçu estará novamente disponível para mudar, os problemas com Bruno Lage não são segredo e a Roma reentrou em cena. E já prepara terreno junto do jogador, informações que circulam também na Turquia e em Itália.

Sugestão de vídeo: