Rio Ave: melhorias ofensivas na génese de escalada rápida
Apesar de ter saído derrotado da receção ao Alverca (1-2), no último sábado, o Rio Ave respira (muito) melhor nesta altura do campeonato em relação à situação em que se encontrava há um mês e meio.
Antes dessa derrota caseira diante dos ribatejanos, os comandados de Sotiris Silaidopoulos haviam somado três triunfos consecutivos (Tondela, Estrela da Amadora e Estoril), nos quais marcaram cinco golos, o que ajudou a equipa a afastar-se dos lugares de perigo da tabela, saltando do 15.º lugar para a 12.ª posição.
Um dos fatores-chave para a súbita subida de rendimento do conjunto de Vila do Conde tem que ver, invariavelmente, com as evidentes melhorias no momento de finalizar. Entre a 18.ª e a 24.ª jornadas, o emblema da caravela havia marcado apenas por uma vez, no desaire com o Moreirense (1-2). A eficácia aumentou e os resultados positivos começaram a aparecer.
Quem contribuiu (e muito) para a evolução do Rio Ave foi Jalen Blesa, avançado espanhol que continua de pé quente e a assumir o papel de figura do plantel às ordens do treinador grego, principalmente nas últimas semanas. Depois de ter vencido o prémio de melhor avançado de março para a Liga, o dianteiro, de 25 anos, também arrecadou a distinção de Jogador do Mês para o Sindicato dos Jogadores, esta quinta-feira, com 17,69% dos votos, superiorizando-se ao portista Oskar Pietuszewski (14,27%) e ao benfiquista Andreas Schjelderup (12,64%).