Guardiola abraça Bernardo Silva no final de um jogo do Manchester City
Guardiola abraça Bernardo Silva no final de um jogo do Manchester City (IMAGO) - Foto: IMAGO

«Quando os outros jogadores estão mal, o Bernardo está sempre lá. Sempre!»

Pep Guardiola volta a render-se ao médio português

A caminho do final, é seguro dizer que a época do Manchester City foi uma desilusão, mesmo que a equipa de Pep Guardiola ainda tenha a possibilidade de conquistar a Taça de Inglaterra, prova na qual vai defrontar o Crystal Palace na final.

Os citizens foram eliminados no play-off da Champions pelo Real Madrid e ainda nem têm assegurado o apuramento para a edição da próxima época, ocupando o terceiro lugar, a três pontos do Arsenal, com apenas mais um do que Chelsea e Newcastle e três sobre o Nottingham Forest de Nuno Espírito Santo.

Mas apesar da desilusão, há jogadores que merecem os elogios do técnico catalão. E Bernardo Silva volta a ser um dos mais elogiados por Guardiola, juntamente com Josko Gvardiol.

«O Bernardo é tão intuitivo, tão competitivo. Penso que o Josko foi o jogador mais importante que tivemos esta época. Sem ele, seria impossível aguentar tudo. Ele tem sido o melhor. E o Bernardo, como já disse muitas vezes, quando outros jogadores têm maus momentos, ele está sempre lá, sempre lá e sempre lá! É algo que não me esqueço. Porque é fácil quando todos estão em forma, quando tudo está bem. Mas são estes os jogadores mais confiáveis. Conseguem jogar a cada três dias, lutar e sofrer. E jogo seguinte estão lá outra vez, mesmo nos maus momentos. Isso é muito importante para mim», enalteceu em conferência de imprensa, antes do jogo frente ao Southampton.

De resto, o técnico de 54 anos garante que nem precisa de dar indicações o internacional português.

«Ao Bernardo só digo: ‘jogas nesta posição’. E ele adapta-se. Sabe exatamente o que tem de fazer. É como o Rico Lewis. Há jogadores que jogam naquela posição. Eles não, eles jogam futebol. E sabem tudo o que precisam de fazer em determinada posição, não é preciso dizer-lhes nada», sintetizou.

Sugestão de vídeo