Cláudio Ramos titular em Barcelos - FOTO: FC Porto
Cláudio Ramos titular em Barcelos - FOTO: FC Porto

O onze provável do FC Porto para o Celoricense: Cláudio Ramos e mais 10! (fotos)

Francesco Farioli deverá fazer algumas mudanças, mas não serão radicais

Ao invés da política que teve enquanto treinador do Nice e do Ajax, Francesco Farioli vai promover rotatividade na baliza do FC Porto na partida com o Celoricense, tendo revelado em primeira mão à titularidade de Cláudio Ramos no jogo desta tarde, em Barcelos, diante da formação que milita no Campeonato de Portugal. O treinador italiano deixou rasgados elogios ao profissionalismo do número 2 da hierarquia da baliza azul e branca e enalteceu a sua importância ao nível do balneário.

Desta forma, Cláudio Ramos irá estrear-se esta temporada pelos azuis e brancos, ele que não joga oficialmente desde o Mundial de Clubes, prova em que jogou bastante e esteve em grande nível, atendendo a uma lesão de Diogo Costa.

Curiosamente, Diogo Costa não figura entre os 20 convocados da lista de Francesco Farioli, que ontem entraram em estágio no Hotel Solverde, na Granja. O treinador italiano entendeu por bem dar descanso ao internacional português, que somou 180 minutos na dupla jornada de qualificação de Portugal para o Campeonato do Mundo de 2026 frente à República da Irlanda e a Hungria, com ambas as partidas a serem realizadas no Estádio de Alvalade.

Até ao momento, Diogo Costa participou em 14 jogos oficiais — 8 pelo FC Porto (2 campeonato e mais dois da Liga Europa) e quatro da fase de apuramento para o Mundial por Portugal —, o que perfaz um total de 1260 minutos na baliza portista. Em face deste desgaste acumulado, Diogo Costa fica a descansar na partida com o Celoricense, cujas imagens deve assistir no sofá da sua casa, retemperando forças para um ciclo infernal que se aproxima, já que na próxima semana, em Inglaterra, os dragões defrontam o Nottingham Forest na terceira jornada da fase de Liga da Liga Europa.

Francesco Farioli não abriu muito o jogo relativamente à equipa inicial em que apostará para Barcelos, mas pelo seu discurso fica a clara sensação de que o onze portista deverá ser uma mescla composta por atletas que têm sido mais utilizados e outros que não somam tantos minutos na presente temporada.

Entretanto, e tendo em conta que o FC Porto defronta domingo, no Olival, o Marítimo para a Liga 2, Francesco Farioli dispensou alguns jogadores que fazem parte do plantel principal para ajudar a equipa de João Brandão a tentar somar a primeira vitória no campeonato. Dessa forma, Diogo Fernandes, Ángel Alarcón, Pedro Lima, Gabriel Brás e João Teixeira não foram convocados para Barcelos e, tudo o indica, devem ser recrutados pela formação secundária, que vive uma situação ingrata na classificação. Refira-se que Zaidu chegou com um traumatismo no gémeo direito dos trabalhos da seleção da Nigéria e é baixa.

O onze provável do FC Porto
Cláudio Ramos; Martim Fernandes, Bednarek, Prpic e Francisco Moura; Gabri Veiga, Alan Varela e Rodrigo Mora; William Gomes, Deniz Gul e Borja Sainz.
Galeria de imagens 11 Fotos

Farioli chamou 20 jogadores para o duelo com o Celoricense,. A lista completa dos eleitos chamados pelo treinador italiano é a seguinte: Cláudio Ramos, João Costa, Martim Fernandes, Bednarek, Kiwior, Prpic, Francisco Moura, Eustáquio, Froholdt, Gabri Veiga, Pablo Rosario, Alan Varela, Rodrigo Mora, William Gomes, Samu, Pepê, Borja Sainz, Deniz Gul e Yann Karamoh.