Francesco Farioli, treinador do FC Porto, (Catarina Morais/Kapta+)
Francesco Farioli, treinador do FC Porto, (Catarina Morais/Kapta+)

O onze provável do FC Porto, com uma novidade na convocatória (fotos)

Luuk de Jong chegou, viu e.. foi selecionado por Francesco Farioli, que prepara primeiro jogo oficial no futebol português e logo em casa, frente ao Vitória de Guimarães. Baixa de Francisco Moura obriga o italiano a fazer uma adaptação na lateral-esquerda. Equipa apresentada no duelo com o Atlético Madrid deu boa resposta

Estava prevista para o último sábado, mas a estreia oficial do FC Porto na época 2025/26 acontecerá esta noite (20h45), diante do Vitória de Guimarães, face à trágica morte de Jorge Costa, na terça-feira.

Francesco Farioli prepara-se para orientar o primeiro jogo na Liga frente a um adversário difícil, que, na temporada passada, conseguiu empatar no Dragão (1-1). Depois da boa exibição dos azuis e brancos frente ao Atlético Madrid, que redundou numa vitória pela margem mínima (1-0), no domingo passado, não são esperadas mudanças no onze escalado pelo italiano.

Galeria de imagens 11 Fotos

Martim mantém-se no corredor esquerdo

À frente de Diogo Costa, dono da baliza, tudo indica que o novo timoneiro portista vai apostar no quarteto composto por Alberto Costa, à direita, Nehuén Pérez e Jan Bednarek, no eixo, e Martim Fernandes, na ala esquerda.

O jovem de 19 anos, lateral-direito de raiz mas também acostumado a atuar do outro lado do terreno, deve repetir a titularidade devido à indisponibilidade de Francisco Moura, que continua ausente por lesão, contraída no estágio da equipa na Áustria.

Meio-campo inalterado

No miolo, o trio que esteve em bom plano contra os colchoneros deve manter-se na equipa: Alan Varela mais atrás e Gabri Veiga e Victor Froholdt com mais liberdade. O jovem dinamarquês, recorde-se, foi o autor do único golo dos dragões na partida e tem sido um dos maiores destaques do novo FC Porto de Farioli, com exibições de encher o olho.

Samu lidera trio da frente

Já no que concerne à linha mais avançada, Samu vai ser a referência ofensiva da equipa, com as alas a serem ocupadas por Pepê, à direita, e Borja Sainz, à esquerda.

De Jong integra lista

A grande novidade na convocatória dos azuis e brancos é Luuk de Jong, experiente avançado que foi o reforço surpresa da equipa no jogo de apresentação aos sócios. O ex-PSV, de 34 anos, treinou durante a semana com os novos colegas e já vai fazer parte das opções de Farioli, devendo começar o duelo frente aos vimaranenses no banco de suplentes.

Grujic e Iván Jaime de fora

De fora dos planos de Francesco Farioli para a nova época, Marko Grujic e Iván Jaime não integram a lista de convocados do italiano para a estreia na Liga, frente ao Vitória de Guimarães.

A dupla está de malas feitas e os dois atletas devem resolver os respetivos futuros nas próximas semanas, até ao final do mercado de verão. O médio sérvio está no Dragão desde 2020, enquanto o criativo espanhol chegou à Invicta em agosto de 2023.

O onze provável do FC Porto frente ao V. Guimarães
Diogo Costa; Alberto, Nehuén Pérez, Jan Bednarek, Martim Fernandes; Alan Varela, Gabri Veiga, Victor Froholdt; Pepê, Samu e Borja Sainz.

Sugestão de vídeo: