Nuno Mendes: «Espero encontrar o Sporting na final da Champions»
Quatro anos e meio depois da saída do Sporting, Nuno Mendes está de regresso a Alvalade, onde espera ser aplaudido, mesmo e representar o PSG, adversário de amanhã, terça-feira, na 7.ª jornada da fase de liga da UEFA Champions League.
Sem esconder a emoção no discurso de antevisão ao encontro de amanhã, o lateral-esquerdo garantiu estar bem fisicamente: «Tento fazer o melhor para estar ao melhor nível, sinto-me a cem por cento, diria até duzentos! Tentamos descansar, há muitos jogos, mas estamos bem e o treinador tem gerido bem o plantel.»
Questionado sobre os hábitos que tem sempre que regressa a Lisboa, o defesa mostrou-se focado somente no jogo: «Estou aqui hoje para o jogo de amanhã contra o Sporting, estou é concentrado no jogo, isso é que é importante.»
Em relação à estreita relação do clube parisiense com portugueses, Nuno Mendes destacou a qualidade que há em Portugal em várias setores: «Estamos ligados através do futebol, temos bons jogadores, treinadores também, até o nosso diretor desportivo é português.»
Instado a comparar o PSG do ano passado, por esta altura, o lateral-esquerdo disse ser difícil melhorar.
«A época passada foi grande época, vai ser difícil fazer melhor, tentamos estar ao nosso melhor nível e fazer o que temos de fazer, temos um bom grupo. O ano passado foi excecional, agora tentamos fazer o mesmo, mas é complicado, os adversários tentam fazer algo diferente para nos ganhar e nós tentamos fazer com que isso não aconteça.»
A final da CAN também foi assunto abordado, principalmente o penálti à Panenka, falhado por Brahim Díaz. Questionado sobre se algum dia marcaria um penálti assim, Nuno Mendes foi claro: «Essa pergunta é para o Brahim, estou concentrado no PSG. Se um dia me acontecer bater o penálti logo se vê, agora estou é concentrado no jogo com o Sporting.»
«Sporting tem jogadores de alto nível»
Sobre como vê este Sporting, que persegue o tricampeonato, Nuno Mendes realçou: «Está a fazer boa época, com muita qualidade, jogadores de alto nível, de vários países, vai ser um jogo difícil, como todos os da Champions, estamos cientes de que o Sporting vai entrar para ganhar e nós vamos fazer o mesmo.
Saiu do Sporting como campeão nacional, algo que não acontecia há muito tempo, e agora, de fora, fica surpreendido como o clube tem sido dominante no futebol português?
«Não, sei que o Sporting tem capacidade para lutar por todos os títulos, tem um treinador com grande qualidade também, passaram uma fase difícil, mas o Sporting está a voltar a lutar por todos os títulos», respondeu.
Instado a apontar a percentagem que considera o PSG ser favorito para o jogo de amanhã, Nuno Mendes foi cauteloso: «Isso não importa muito, podemos ser favoritos e perder amanhã. Temos de encarar o jogo com o máximo de profissionalismo, com o máximo de respeito, com alta intensidade como costumamos meter em todos os jogos, amanhã não vai fugir à regra.
Espero que seja um Sporting que queira jogar, que gosta de ter bola, que arrisca, que vai disputar o jogo para poder ganhar, isso vai tornar o jogo mais interessante e renhido
Nuno Mendes regressa a Alvalade e não esconde que gostará de ser acarinhado pelos adeptos: «Espero que seja um grande dia, como é óbvio fico contente se me aplaudirem, amanhã venho para representar o PSG, mas o Sporting está presente em mim, vai ser um jogo diferente a nível pessoal, com máximo de respeito pelo Sporting.»
Quando ao adversário que espera, o lateral lançou repto: «Espero que seja um Sporting que queira jogar, que gosta de ter bola, que arrisca, que vai disputar o jogo para poder ganhar, isso vai tornar o jogo mais interessante e renhido. Espero que passem a Fase de Liga, espero encontrar o Sporting na final da Champions, aí ia ser complicado, mas o Sporting tem tudo para fazer boa caminhada e desejo a melhor sorte.»
Ruben Amorim, o treinador que o lançou, também foi tema abordado. Instado sobre se considera que o treinador deva regressar a Portugal, Nuno Mendes deixou essa decisão para o técnico, não escondendo que ele pretende, um dia, regressar ao Sporting.
«O mister sabe muito bem o que há-de fazer, fico contente por ter feito o que fez no Sporting e no Man. United, mas cabe-lhe a ele se quer voltar. Eu ainda tenho muito pela frente, mas sim, gosto muito do Sporting e, quem sabe, um dia poder voltar», afirmou.
Sobre a Liga e a possibilidade de o Sporting voltar a ser campeão, Nuno Mendes, que acompanha o campeonato nacional com regularidade, mostrou-se confiante: «O Sporting tem boa equipa, espero que consigam dar a volta, estão em segundo lugar, espero que consigam recuperar os pontos em desvantagem, ainda têm de jogar contra o FC Porto. Falo muitas vezes com o Eduardo Quarema, e com outros jogadores. Sobre o jogo não falámos, apenas o Bragança fez um comentário nas redes sociais, espero que esteja bem para amanhã».
Artigos Relacionados: