Palavras de Francesco Farioli em relação ao penálti falhado pelo avançado espanhol

«Numa prova UEFA isto não pode ser permitido»: tudo o que disse Farioli

Conferência de imprensa do treinador do FC Porto após o empate (1-1) com o Viktoria Plzen na 7.ª jornada da Europa League

— Que análise faz ao jogo e o que aconteceu com Samu no final do encontro, quando estava a chorar?

—  Não foi a nossa melhor exibição, mas criámos tanto na frente e permitimos tão pouco ao adversário… temos de aceitar o resultado. É um ponto importante, ganhar é melhor de empatar, mas empatar é melhor que perder e queremos ir para o último jogo com todos os cenários em aberto. Sobre o Samu, é um grande jogador, exige muito de si mesmo, até fica chateado nos treinos, e ainda mais quando falha um penálti. A reação da equipa diz tudo. O próximo penálti será dele, não há aqui nenhuma questão. Os erros fazem parte do jogo. E agora já estamos a pensar no Gil Vicente e vamos mudar o foco para isso.

Galeria de imagens 27 Fotos

— Acha que faltou paciência ao FC Porto e há algum problema com Froholdt, que saiu com queixas do jogo?

— Não atacámos com a qualidade que costumamos ter, mas houve pouco tempo de jogo. Há coisas que não deveriam ser permitidas, não foi um jogo fácil. Deste jogo levamos o ponto conquistado e o espírito da equipa. E se não tivéssemos a mesma vontade, tínhamos perdido o jogo. Mas criámos uma grande quantidade de ocasiões para marcarmos. Froholdt será reavaliado amanhã, estava com dores.

— Falou das perdas de tempo do Viktoria Plzen, foi por isso que reclamou dos cinco minutos de compensação na 2.ª parte? E sobre Samu, haverá mais trabalho mental com o jogador?

— Acho que o tempo-extra foi curto. Eles perderam muito tempo a cada pontapé de baliza, só havia quatro bolas à volta do campo e numa prova UEFA isto não pode ser permitido. Sobre Samu, é um jogador muito importante, convém não esquecer que é jovem, e penso que este tipo de momentos e de emoções são uma boa lição para aprender na sua carreira. Vai marcar muitos golos durante muitos anos, mas haverá momentos em que as coisas não vão correr bem e acredito que ele tem capacidade para virar a página. Tem aqui uma equipa que o adora, os adeptos também gostam muito do Samu. Já lhe disse para ter calma e para aprender com esta experiência negativa.