Novo calendário e pausa para o Mundial: mudanças significativas no Brasileirão
A Confederação Brasileira de Futebol anunciou esta quarta-feira várias alterações ao formato do Brasileirão a partir da edição 2026. A maior diferença está no calendário da prova, que se disputará entre 28 de janeiro e 2 de dezembro.
Trata-se de uma antecipação de cerca de dois meses. Até agora, incluindo na edição 2025 da competição, o campeonato brasileiro começava no fim de março ou início de abril, logo após a disputa dos campeonatos estaduais. Esta alteração, que «pretende aumentar o tempo de intervalo entre jogos, para permitir descanso aos jogadores, trazer maior apelo comercial e melhorias no produto e espetáculo», segundo dizem os brasileiros da Globo Esporte, não fará com que os clubes do principal escalão disputem as provas dos respetivos estados, mas obrigará os conjuntos a jogarem as duas competições — estadual e nacional — em simultâneo.
Esta alteração também contempla o Mundial 2026, que será disputado nos Estados Unidos, no Canadá e no México, de 11 de junho a 19 de julho do próximo ano. O Campeonato do Mundo obrigará a uma paragem de cinco semanas na competição durante esse período.