Nélson Semedo na zona mista em Toronto - Foto: Miguel Nunes
Nélson Semedo na zona mista em Toronto - Foto: Miguel Nunes

Nélson Semedo: «Independentemente do resultado, Cabo Verde venceu»

Português com raízes cabo-verdianas deu os parabéns pela «grande» campanha dos Tubarões Azuis no Mundial 2026, após a derrota no prolongamento com a Argentina

Com o foco total em Portugal a dois dias de defrontar a Espanha nos oitavos de final do Mundial 2026, Nélson Semedo não ficou indiferente à campanha sensacional de Cabo Verde, que foi apenas eliminado no prolongamento com a campeã mundial Argentina (2-3) e deu os parabéns pela história que foi feita.

«Acompanhei o torneio e acho que, independentemente do resultado de ontem, Cabo Verde venceu, fez uma grande campanha, mostrou como, à semelhança de Portugal, é um país pequeno, mas com uma qualidade enorme e a crença que mostraram neste torneio foi incrível. Fico feliz por nos terem representado desta maneira e dar os parabéns, e agradecer por tudo», começou por dizer o lateral português, com raízes cabo-verdianas, não exigindo um lugar no onze inicial de Martínez para o duelo ibérico com a Espanha, esta segunda-feira.

«Sinto-me a bater à porta para ajudar Portugal, da maneira que for. Seja 10 minutos, meia-hora ou 90', o importante é todos darmos o melhor de nós para que Portugal possa ganhar e continuar nesta competição e chegar o mais longe possível. Temos um grupo grande, com muita qualidade, e todos estão preparados para jogar. Tivemos agora o Gonçalo [Ramos] que jogou pouco tempo, mas deu tudo de si e foi determinante para ajudar Portugal. O foco é o coletivo, estarmos todos preparados para ajudar Portugal», explicou, sendo que foi suplente utilizado em três dos quatro jogos.

Questionado sobre Yamal, o defesa do Fenerbahçe prefere focar-se no coletivo, mas elogiou o jovem de 18 anos. «O Yamal é um grande jogador e tem um potencial enorme, mas se nos focarmos só nele vamos ter problemas. Têm jogadores que começam o jogo ou que estão no banco que podem fazer a diferença, nós sabemos isso, portanto temos de estar alerta com todos os jogadores. Temos de nos focar em nós, respeitando bastante a Espanha, sabemos o que temos de fazer, ter as ideias bem claras quando entrarmos em campo e darmos tudo de nós. Só assim é que será possível passar uma equipa como a Espanha e tenho bastante confiança de que o poderemos fazer», explicou, sendo questionado por A BOLA quem ganhava um corrida... Nélson Semedo ou Nuno Mendes, que esteve antes de si na zona mista.

«Ganhava o Nuno, de certeza. Ele é muito rápido, é novo também, e tem ali uma botija de oxigénio que não termina. Muitas vezes acaba o jogo e pergunto como é que ele consegue dar esse seguimento ao rendimento físico que ele tem. Ele tem mostrado nos jogos o quão poderoso é fisicamente e acho que temos de aproveitar isso, tirar vantagem disso, porque é uma mais-valia para nós», afirmou.

A iniciar sessão com Google...