Não há garantia de Inácio «nem de ninguém», Suárez e os centrais: tudo o que disse Borges
Rui Borges, treinador do Sporting, em declarações na conferência de imprensa após o triunfo por 3-1 sobre o Alverca.
- Que análise faz ao jogo?
- Fizemos um jogo consistente, equilibrado em todos os momentos, do princípio ao fim. É notório que a equipa quer crescer nesse sentido da consistência. Na primeira parte, fomos perdendo a confiança individual com alguns maus passes, mas nunca fomos deixando o Alverca acreditar. Mesmo mais cansados na segunda parte, conseguimos estar ligados, que era o mais importante. No único momento em que baixámos nesse aspeto, sofremos o golo. Errámos, mas errámos a ganhar que é o mais importante, como tinha dito antes.
- Mudou a dupla de centrais. Em relação ao capitão Gonçalo Inácio significa que pode estar de saída?
- Mudei três da linha defensiva, todas as alterações foram por opção técnica pelo trabalho durante a semana e o que queríamos para o jogo.
- Mas pode dar aqui a garantia de que Gonçalo Inácio vai estar no Sporting depois do fecho do mercado?
- Não posso dar garantia pelo Inácio nem por ninguém. Todos os jogadores têm cláusulas. Se chegar alguém e bater a cláusula e eles quiserem sair, o clube tem de os deixar sair.
- Qual a importância do golo de Suárez nesta fase?
- O Luis está à procura da melhor forma, fez um bom jogo, ajudou a defender e a atacar. É sempre importante marcar golo. Tem jogado o Foitis [Ioannidis] que tem marcado e até o Nel fez golos na pré-época. É importante pelo coletivo.
- Estreou Ba, que fez dupla com Debast. Sente que esta dupla dá mais garantias do que a de Quaresma com Inácio, que jogou nas primeiras jornadas?
- Esta dupla foi importante na estratégia deste jogo. Deu-me mais garantias durante a semana e por isso os meti a jogar. Apenas pela resposta que têm dado durante a semana. O Ivan [Fresneda] foi igual. O Vaggianidis fez dois bons jogos, mas pela estratégia ofensiva e defensiva para este jogo, optámos pelo Ivan.
- Tinha dito que era importante ganhar e jogar bem para apaziguar. Era isto que queria?
- É bom conseguir conciliar as duas coisas. Nós queremos jogar bem. Fomos mais consistentes, mas estamos longe do que queremos. Mas esse crescimento vai levar tempo. Agora, tenho a certeza de que vamos fazer grandes jogos no futuro, neste jogo fomos equilibrados, mas queremos jogar muito melhor, sobretudo nas dinâmicas ofensivas..
- Ioannidis não surgiu na ficha de jogo. Como está a situação dele?
- Ele não estava a 100 por cento e optámos por não o meter em jogo. Como disse, estava com dores na zona da parede costal que o impede-o de fazer alguns movimentos. Optámos por não correr o risco, até porque o Luis [Suárez] e o Nel estão preparados para dar resposta.
- Depois do golo Suárez, não foi festejar com os adeptos e no final também não participou na saudação. O que falta para as relações voltarem ao normal.
- Vão ver as imagens, ele estava com a equipa. E foi notória a relação dos adeptos com o Suárez no jogo.
- Pegunto o porquê da mudança de perfis nos reforços para a equipa, de jogadores que pausavam mais o jogo, como Trincão ou Pote, para estes que têm características claramente diferentes?
- Não há jogadores iguais. Sabemos o que contratámos e o crescimento não surge da noite para o dia. Vamos ser melhores numas coisas, menos bons noutras. Isso faz parte. Era impossível manter os mesmos jogadores. Dentro dos perfis que podíamos contratar, pensámos nestes jogadores. Mas nunca olhámos para a mudança de caracteristicas dos jogadores. Não conseguíamos ir buscar um Morten [Hjulmand] ou um Pote.
- Durante a semana falou-se muito do assédio da Premier League a Geny Catamo, que participou em dois golos. O carinho que recebeu dos adeptos também pode ajudar a segurá-lo?
- O Geny está contente no Sporting, tem feito bons jogos, o que demonstra a entrega e felicidade dele.0 Sabe muito bem a confiança que tem do treinador. Estou muito feliz pela resposta diária dele e nos jogos. O assédio é natural. É um grande jogador.
- É sempre importante para os jogadores sentirem o carinho dos adeptos. Mas ele sabe a importância que tem para o grupo e para o clube.
- Que opinião fica da exibição do Irankunda?
- Sabemos as características dele. O Alverca estava mais exposto, o Irankunda é forte na busca de profundidade. Ele depois de duas ou três acelerações ficou abafado, o que é natural, mas tem características de que gostamos muito e vai ser importante para a equipa.