Na moda do 'vira', Guimarães diz como é
Com as saídas de pesos pesados como Tiago Silva, Tomás Handel, Borevkovic e Nuno Santos (quatro jogadores que chegaram a somar minutos esta época), muito se questionou, no início da temporada, sobre uma eventual quebra de competitividade do plantel vimaranense.
No entanto, fazendo agora uma retrospetiva (e tendo em conta apenas as competições nacionais), o Vitória de Guimarães está melhor este ano do que no ano passado - graças à Taça da Liga, é verdade, mas principalmente por culpa das... reviravoltas.
Esta época, os vitorianos já 'viraram' o resultado cinco vezes: Estoril (3-2), Santa Clara (2-1), FC Porto (3-1), Sporting (2-1) e SC Braga (2-1).
Mesmo com um plantel jovem (cuja média de idades não passa os 25 anos), a barba rija à moda de D. Afonso Henriques dos meninos que ficaram no castelo não espantou a estrutura vimaranense. Sabe A BOLA que sempre houve consciência da maturidade competitiva do plantel, que tem apenas três jogadores com mais de 30 anos: Charles (31), Rodrigo Abascal (32) e Nélson Oliveira (34).
Há um ano, a esta data, os conquistadores já tinham disputado 33 jogos (grande parte dos quais na Liga Conferência), levavam cinco derrotas e tinham estado em desvantagem no marcador em 11 ocasiões - não tendo conseguido virar nenhuma. Este ano, cinco das 12 vitórias (23 jogos feitos no total) foram de... virada.
'Príncipe' Saviolo: do castelo para a frente de batalha
Noah Saviolo tem sido um dos destaques do Vitória de Guimarães. O golo no início do mês na vitória por 2-1 sobre o Nacional (o primeiro do craque pela equipa principal) foi a confirmação do excelente momento de forma do novo 'príncipe' do castelo.
As recentes boas exibições valeram ao extremo belga a distinção de melhor jogador jovem do mês de dezembro da Liga Portugal Betclic, superando Samu e Froholdt (do FC Porto).
O craque de 21 anos é titular há oito jogos consecutivos. Além do golo frente ao Nacional, fez uma assistência na mesma partida, juntando às duas que já tinha feito no encontro diante o Mortágua (4-0), para a Taça de Portugal, em novembro, no qual saiu do banco aos 58 minutos. São estes, até ao momento, os números do belga em 19 jogos esta temporada.
Depois de ter passado por Anderlecht e Lille, Saviolo chegou a Guimarães em 2022/2023, para integrar a equipa de sub-19 e completar a formação. Nas duas temporadas seguintes, subiu à equipa B e só este ano, com Luís Pinto, é que se estreou na equipa principal dos vimaranenses.