Festa dos adeptos do Uzbequistão. Facebook/Uzbekistan Football Association

Mundial 2026 já tem dois estreantes apurados

Uzbequistão e Jordânia vão estar pela primeira vez na fase final. Coreia do Sul também se qualificou

Uzbequistão e Jordânia vão fazer a estreia em fases finais do Mundial em 2026. As duas seleções garantiram duas das oito vagas para a Ásia esta quinta-feira, na nona jornada da terceira fase da zona de qualificação da AFC.

O Uzbequistão garantiu no mínimo o segundo lugar do Grupo A (apuram-se os dois primeiros) com um empate, fora, frente aos Emirados Árabes Unidos, a ex-seleção de Paulo Bento.

Também nesse grupo, Julen Lopetegui, antigo treinador do FC Porto, estreou-se na seleção do Qatar com triunfo caseiro sobre o Irão, já qualificado para o Mundial — golo de Pedro Ró-Ró Correia, nascido em Portugal —, que garantiu a passagem dos qataris à quarta fase. Aí, os terceiros e quartos classificados de cada um dos três grupos atuais vão ser divididos em dois novos grupos, com os vencedores a apurarem-se diretamente para o Mundial e os segundos a fazerem uma eliminatória adicional para ver quem vai ao play-off continental.

Aproveitando o aumento de vagas para a Ásia (de cinco para oito) com o alargamento do Mundial a 48 seleções, também a Jordânia garantiu esta quinta-feira a qualificação, mas no grupo B. A vitória em Omã, por 3-0, porque o Iraque perdeu em casa com a Coreia do Sul. Esse resultado também garantiu a vaga dos sul-coreanos na prova que se disputará nos Estados Unidos da América, México e Canadá — é a 12.ª presença em fases finais, 11.ª consecutiva.

A única vaga desta fase que ficou adiada para a última jornada, a disputar dia 10 de junho, foi a segunda do Grupo C — o Japão já estava apurado. A Austrália, com golo aos 90', conseguiu bater os japoneses e manter assim três pontos de avanço sobre a Arábia Saudita, que ganhou no Bahrain. Na última jornada, os sauditas recebem os australianos, mas têm de ganhar por cinco ou mais golos de diferença para chegarem ao segundo lugar.

Sugestão de vídeo