Mundial 2026 já tem dois estreantes apurados
Uzbequistão e Jordânia vão fazer a estreia em fases finais do Mundial em 2026. As duas seleções garantiram duas das oito vagas para a Ásia esta quinta-feira, na nona jornada da terceira fase da zona de qualificação da AFC.
O Uzbequistão garantiu no mínimo o segundo lugar do Grupo A (apuram-se os dois primeiros) com um empate, fora, frente aos Emirados Árabes Unidos, a ex-seleção de Paulo Bento.
Também nesse grupo, Julen Lopetegui, antigo treinador do FC Porto, estreou-se na seleção do Qatar com triunfo caseiro sobre o Irão, já qualificado para o Mundial — golo de Pedro Ró-Ró Correia, nascido em Portugal —, que garantiu a passagem dos qataris à quarta fase. Aí, os terceiros e quartos classificados de cada um dos três grupos atuais vão ser divididos em dois novos grupos, com os vencedores a apurarem-se diretamente para o Mundial e os segundos a fazerem uma eliminatória adicional para ver quem vai ao play-off continental.
Third time's the charm for 🇶🇦 Pedro Miguel!#AsianQualifiers | #QATvIRN pic.twitter.com/xTjG8Cxao0
— #AsianQualifiers (@afcasiancup) June 5, 2025
Aproveitando o aumento de vagas para a Ásia (de cinco para oito) com o alargamento do Mundial a 48 seleções, também a Jordânia garantiu esta quinta-feira a qualificação, mas no grupo B. A vitória em Omã, por 3-0, porque o Iraque perdeu em casa com a Coreia do Sul. Esse resultado também garantiu a vaga dos sul-coreanos na prova que se disputará nos Estados Unidos da América, México e Canadá — é a 12.ª presença em fases finais, 11.ª consecutiva.
A única vaga desta fase que ficou adiada para a última jornada, a disputar dia 10 de junho, foi a segunda do Grupo C — o Japão já estava apurado. A Austrália, com golo aos 90', conseguiu bater os japoneses e manter assim três pontos de avanço sobre a Arábia Saudita, que ganhou no Bahrain. Na última jornada, os sauditas recebem os australianos, mas têm de ganhar por cinco ou mais golos de diferença para chegarem ao segundo lugar.