Mundial 2026: Bélgica derrota Croácia em jogo de preparação
A Bélgica venceu esta terça-feira o primeiro de dois jogos de preparação que vai disputar antes do início do Mundial 2026. A turma belga ganhou na deslocação ao terreno da Croácia, por 2-0. Zeno Debast, defesa-central do Sporting que foi convocado para o Mundial, está a recuperar de lesão e não fez parte da ficha de jogo.
A primeira parte contou com poucas grandes oportunidades de real perigo, mas foi ainda antes do intervalo que o marcador sofreu a primeira alteração. Ao minuto 36, Doku avançou pela esquerda e cruzou rasteiro. Sutalo, defesa croata, tentou cortar a bola, mas esta foi contra De Cuyper e sobrou para Tielemans, que não desperdiçou a oportunidade de fazer o 1-0.
A resposta chegou cinco minutos depois, num remate do veterano Luka Modric, que obrigou a uma grande defesa de Courtois. Já no segundo tempo, Luka Sucic cruzou para o coração da área e o avançado Budimir cabeceou, mas contra a trave.
Foi precisamente desta maneira que a Bélgica também esteve perto de voltar a marcar, mas também Vanaken, servido por Tielemans, atirou de cabeça à barra da baliza adversária. No final, os anfitriões arriscaram tudo na luta pelo empate, deram espaço para o contra-ataque e Lukaku aproveitou para, aos 90'+6, fazer desta maneira o 2-0 final.
A Bélgica, que está no grupo G do Campeonato do Mundo, com Egito, Irão e Nova Zelândia, ainda vai jogar com a Tunísia antes de se estrear na prova. Já a Cróacia, que está no grupo L, com Inglaterra, Gana e Panamá, terá novo jogo de preparação com a Eslovénia.