Francisco Pinto Balsemão
Francisco Pinto Balsemão

Morreu Francisco Pinto Balsemão, antigo primeiro-ministro e fundador da SIC

Empresário tinha 88 anos

Morreu Francisco Pinto Balsemão, antigo primeiro-ministro (entre janeiro de 1981 e junho de 1983), fundador do Partido Social Democrata (PSD), em 1974, após o 25 de abril, juntamente com Francisco Sá Carneiro e Joaquim Magalhães Mota, e também do grupo Impresa, em 1973, sendo proprietário da SIC, o primeiro canal de televisão privado em Portugal, e do jornal Expresso.

Francisco Pinto Balsemão, nascido a 1 de setembro de 1937, foi ministro de Estado Adjunto de Sá Carneiro, tendo, entre 1981 e 1983, liderado o VII e o VIII Governos Constitucionais, sendo depois substituído por Mário Soares.

Jurista de formação, Balsemão foi advogado e jornalista, até se dedicar exclusivamente à vida empresarial, no setor da comunicação social.

«Figura maior da defesa da liberdade, apologista intransigente da liberdade de imprensa e de expressão, marcou a história do País nas últimas décadas. Lançou o mais importante jornal português, em 1973, o Expresso, e a primeira televisão privada em Portugal, em 1992, a SIC, entre muitos outros projetos editoriais», pode ler-se na nota enviada à comunicação social. Francisco Pinto Balsemão morreu de «causas naturais» e foi acompanhado pela família «nos últimos momentos».

À família e amigos, A BOLA endereça as mais sentidas condolências.