Vucinic é o novo treinador da seleção do Montenegro (FOTO: IMAGO) - Foto: IMAGO

Mirko Vucinic (lembra-se?) é o novo selecionador do Montenegro

Antigo avançado de Roma e Juventus sucede a Robert Prosinecki

Mirko Vucinic é o novo selecionador nacional de futebol do Montenegro, anunciou esta sexta-feira a federação daquele país.

O antigo avançado, agora com 41 anos, integrava a equipa técnica da seleção do seu país desde 2022, e assume agora o cargo de treinador principal: sucede a Robert Prosinecki, afastado do cargo devido aos maus resultados.

«Provavelmente, uma situação destas já era esperado após os resultados fracos nos últimos dois jogos, depois de termos perdido as chances de nos qualificarmos para o Mundial. Os treinadores são mantidos e escolhidos pelos resultados, e é sempre mais fácil mudar uma pessoa do que mais de vinte. Optámos por Mirko de forma mais ou menos unânime. Conhece o ambiente da seleção e, ao longo da sua carreira, teve treinadores de topo – Spalletti, Conte, Ranieri… Se ele conseguir extrair todas as coisas boas deles e transmiti-las à seleção, será excelente. Sinceramente, desejo-lhe que permaneça o máximo de tempo possível como selecionador da equipa nacional», afirmou o presidente da federação montenegrina, Dejan Savicevic, à imprensa.

Montenegro integra o grupo L da qualificação europeia para o Mundial 2026, juntamente com Croácia, Chéquia, Ilhas Faroé e Gibraltar: ocupa atualmente o quarto lugar da tabela classificativa, com seis pontos em cinco jogos.

Mirko Vucinic, refira-se, fez carreira sobretudo em Itália, onde representou Lecce, Roma e depois Juventus. Pela seleção montenegrina marcou 17 golos em 49 jogos.