Stephen Eustáquio ruma à MLS após quatro anos no FC Porto - Foto: IMAGO

Mercado FC Porto: outro clube queria Eustáquio, mas 50 mil dólares mudaram tudo

Médio estava na 'discovery list' do San Jose Earthquakes, mas o clube de Los Angeles comprou esse direito de preferência. Se não sabe o que é, A BOLA explica

O FC Porto e o Los Angeles FC oficializaram, esta sexta-feira, a transferência de Stephen Eustáquio para o clube da MLS. O internacional canadiano, de 29 anos, vai jogar nos Estados Unidos a título de empréstimo, tendo a formação sediada em Los Angeles garantido o direito a exercer uma opção de compra no valor de 7,25 milhões de euros.

O novo emblema do médio não era, porém, o único da MLS interessado no concurso de Eustáquio e isso levou, inclusive, a que o LAFC desembolsasse 50 mil dólares (cerca de 42 mil euros) para comprar o direito de preferência. Confuso? Passamos a explicar.

Na MLS, a construção de plantéis e a política de contratações é mais complexa do que na Europa. Entre várias modalidades e alíneas distintas das que operam no mercado do Velho Continente, existe algo denominado Discovery Rights. Um direito que assenta na construção de 'discovery lists' e que se trata de um mecanismo que existe desde a criação da liga, em 1996, e serve para dar ordem e evitar que os clubes da mesma liga entrem em leilão uns contra os outros por jogadores estrangeiros e externos à MLS.

Essencialmente, a discovery list permite que um clube da MLS reivindique a prioridade de contratação de um jogador que se queira mudar para o futebol norte-americano. Cada clube pode ter, no máximo, sete nomes em simultâneo nessa lista.

Neste caso em específico, Eustáquio constava na discovery list dos San Jose Earthquakes, que estavam interessados na sua contratação. Porém, face ao desejo de avançar em concreto pelo centrocampista, o Los Angeles FC chegou a acordo com o outro clube da Califórnia para adquirir esse direito de prioridade, a troco dos tais 50 mil dólares. Tudo feito com transparência, uma vez que, no comunicado de oficialização da contratação do ex-FC Porto, o LAFC detalhou esta operação.