Zuriko Davitashvili cumpre a segunda época no Saint-Étienne - IMAGO
Zuriko Davitashvili cumpre a segunda época no Saint-Étienne - IMAGO - Foto: IMAGO

Mercado: Benfica de olho em avançado georgiano

Zuriko Davitashvili está bem referenciado na Luz

Zuriko Davitashvili é um dos nomes equacionados pelo Benfica para reforçar a frente de ataque.

A notícia foi avançada tanto na Geórgia, país natal do jogador, como em França, onde joga, pelo Saint-Étienne, e A BOLA confirmou que o avançado de 24 anos é, de facto, um dos nomes referenciados pela estrutura do Benfica.

A imprensa georgiana fala mesmo de uma proposta de oito milhões de euros que foi recusada pelo Saint-Étienne, que está no segundo escalão do futebol gaulês.

Everton e Besiktas são outros clubes apontados como potenciais destinos para o jogador.

Extremo ou médio ofensivo, Zuriko Davitashvili é o melhor marcador do Saint-Étienne na presente temporada, com nove golos, oito dos quais no campeonato, prova em que ocupa o terceiro lugar na lista de goleadores - a mesma posição que a equipa ocupa na tabela classificativa.

Filho de um antigo avançado, Suliko Davitashvili, Zuriko foi formado no Dinamo Tbilisi, mas passou ainda pelo vizinho Lokomotiv, antes de sair para a Rússia. Jogou depois no Rubin Kazan, Rotor Volgograd e Arsenal Tula, antes de voltar ao país natal, para jogar no Dinamo Batumi.

O pai de Zuriko, Suliko, a defrontar o Hertha Berlim na 3.ª pré-eliminatória da Taça UEFA 2006/07, ao serviço do Ameri Tiflis da Geórgia - IMAGO

Está em França desde 2022: fez duas épocas no Bordéus (70 jogos, 13 golos e 11 assistências), e agora cumpre a segunda temporada também no Saint-Étienne (51 jogos, 18 golos e 9 assistências).

Zuriko Davitashvili esteve duas épocas no Bordéus - foto: IMAGO