Matic recorda polémica com «um dos piores guarda-redes do United»
Nemanja Matic, atualmente no Sassuolo, revisitou a polémica com André Onana, a quem na época passada chamou um dos «piores guarda-redes da história do Manchester United».
O médio sérvio, então jogador do Lyon, respondeu a um comentário de Onana antes dos quartos de final da Liga Europa contra o Manchester United, depois de o guarda-redes ter falado de forma algo depreciativa da equipa francesa na conferência de Imprensa pré-jogo.
«Todos sabemos a importância deste jogo, vamos lá com uma mentalidade vencedora. Temos de ir lá e mostrar quem somos. Se estivermos focados, mantivermos a nossa compactação e união, e seguirmos o plano de jogo, vamos vencer. Claro que não será fácil, mas acho que somos muito melhores do que eles», afirmou o guarda-redes camaronês na altura.
Seguiu-se uma resposta contundente de Matic, que vestiu a camisola do United entre 2017 e 2022. «Para se dizer algo assim, é preciso ter coragem. Respeito toda a gente, mas tenho de responder. Quando se é um dos piores guarda-redes da história do Manchester United, é preciso ter cuidado com o que se diz. Se David de Gea, Peter Schmeichel ou Van der Sar tivessem dito isso, eu questionar-me-ia. Mas se estatisticamente és um dos piores guarda-redes da história moderna do United, então tens de prová-lo antes de o dizer. Veremos.»
O ex-Benfica parece ter entrado na cabeça de Onana com esta declaração, já que o guarda-redes cometeu vários erros graves durante os dois jogos contra o Lyon.
A guerra verbal não terminou aí, com Onana a responder através da rede social X: «Nunca desrespeitaria outro clube. Sabemos que amanhã será um jogo difícil contra um adversário forte. Estamos focados em preparar um jogo que deixará os nossos adeptos orgulhosos. Pelo menos eu levantei troféus com o maior clube do mundo. Alguns não podem dizer o mesmo.»
O Manchester United acabou por seguir em frente num dramático confronto a duas mãos, com um resultado agregado de 7-6, e mais tarde chegou à final, onde foi derrotado pelo Tottenham.
Um ano depois, Matic foi mais brando. Numa entrevista à FourFourTwo, descreveu Onana como um guarda-redes «brilhante» que «não é um mau tipo».
«Disse o que disse antes do jogo, apenas porque ele foi um pouco arrogante. Ele disse: 'Somos muito melhores do que o Lyon.' Acho que não se diz isso antes de um jogo dos quartos de final da Liga Europa. Quis criar-lhe mais pressão com a minha resposta, e ele cometeu esse erro», disse Matic.
E acrescentou: «Não sei se o nosso segundo golo foi erro dele ou meio erro. Ele é um guarda-redes brilhante – teve bons anos no Ajax e no Inter. Poderia ter-se saído melhor no United, mas dadas as circunstâncias no clube, havia demasiada pressão sobre ele. Mas se me perguntarem agora, acho que ele não é um mau tipo.»