Francesco Farioli, treinador do FC Porto - Foto: ROGÉRIO FERREIRA/KAPTA+
Francesco Farioli, treinador do FC Porto - Foto: ROGÉRIO FERREIRA/KAPTA+

Manchester City? Grupo portista já sabe o que Farioli pensa

Partida com o Moreirense antecede o regresso da Champions ao Estádio do Dragão. As prioridade do italiano estão bem alinhadas e a equipa já sabe que tem uma missão a cumprir na 5.ª jornada da Liga

O FC Porto-Moreirense chega num momento importante — e estimulante — para os dragões. A equipa de Francesco Farioli entrou na Liga com uma força brutal, somando por vitórias todos os compromissos realizados na principal prova nacional. Mas o encontro com os cónegos tem uma dimensão diferente: antecede a estreia europeia. Na próxima terça-feira, o FC Porto recebe o Manchester City, na 1.ª jornada da fase de Liga da Champions, e o grande desafio passa por manter a concentração total no campeonato antes de o calendário apertar.

No Dragão, a história deste duelo é, de resto, fácil de contar. FC Porto e Moreirense defrontaram-se 17 vezes no recinto portista, em todas as competições, e os dragões venceram sempre. Um pleno de 17 triunfos, 15 deles obtidos na Liga, que ajuda a explicar a dimensão da tarefa minhota.

É esse contraste que acrescenta interesse ao encontro entre dois conjuntos com objetivos muito diferentes. O FC Porto quer prolongar a caminhada perfeita na Liga, preservar a invencibilidade diante dos cónegos e chegar à receção ao Manchester City com a confiança intacta e... a cabeça no sítio.

O Moreirense procurará naturalmente transformar a aparente inevitabilidade do histórico num fator de pressão para os azuis e brancos, pouco antes do duelo com os ingleses. Porque, antes da Champions, um empate — sem falar num desaire — seria um anticlímax indesejado para uma equipa que se habituou a ganhar e vem surfando uma onda positiva.

É aí que entra Francesco Farioli. Além da necessidade de preparar um jogo de transição entre jornadas e competições diferentes, o italiano quer garantir que ninguém tira o pé do acelerador. A intensidade, a pressão sufocante sobre o adversário que foi visível nos jogos com o Rio Ave e sobretudo frente ao Arouca, e a exigência defensiva sem bola, terão de ser as mesmas que permitiram ao FC Porto impor-se desde o arranque da Liga.

A tentação de 'pensar' no encontro com o Manchester City é natural, sobretudo perante o mediatismo que acompanha o regresso da Liga dos Campeões ao Estádio do Dragão, mas na ótica de Farioli não pode nem deve contaminar uma noite em que os três pontos voltam a ser a única prioridade.

Esse é, de resto, o discurso claro do italiano para o grupo desde o início da sua epopeia no FC Porto: uma coisa de cada vez. À imagem do que sucedeu na época passada, Farioli quer uma equipa serena na gestão da ambição, capaz de assumir o campeonato como prioridade, sem abdicar de levar o FC Porto o mais longe possível na Champions. Foi assim quando os dragões estavam na Liga Europa, e a receita não deverá mudar: primeiro o Moreirense e os três pontos, depois o City e a Liga dos Campeões.

A iniciar sessão com Google...