Sporting empatou com o Wisla Plock e celebrou o apuramento para os quartos de final da Champions (IMAGO) - Foto: IMAGO

Mais história no andebol português: Sporting faz o que nunca tinha sido feito

Pela primeira vez, uma equipa portuguesa chega aos quartos de final da Liga dos Campeões da EHF, que tem desta designação desde 1994

Foi arrancado do fundo da alma, com um golo a cinco segundos do fim, mas valeu bem a pena.

O empate do Sporting na Polónia, frente ao Wisla Plock, garantiu o segundo lugar no grupo A da Liga dos Campeões de andebol, e o respetivo apuramento direto para os quartos de final, algo apenas reservado aos dois primeiros classificados de cada grupo.

E a equipa orientada por Ricardo Costa é a primeira de sempre do andebol português a conseguir um lugar entre os oito melhores da Europa, desde que a prova se disputa neste formato.

Recorde-se que na época 1993-94 o ABC chegou à final da Champios de andebol, mas num formato completamente diferente do atual: tinha uma primeira eliminatória, seguida dos 16 avos de final, oitavos de final, e depois uma fase com dois grupos de quatro equipas que apurava o vencedor de cada grupo para a final.

Em 2000-01, num outro formato ainda, com 12 equipas em prova, o histórico clube bracarense também chegou aos quartos de final, que se jogavam imediatamente após a fase de grupos.

Nos quartos de final, o Sporting terá pela frente o Wisla Plock ou o Nantes (França), que se defrontam nos oitavos de final. A final four da competição está marcada para 14 e 15 de junho, na Lanxess Arena de Colónia, Alemanha.