Duelo na serra da Freita vai ser jogado na segunda-feira, dia 29, devido à realização da Feira das Colheitas no dia anterior. Mudança de dia do jogo entre Famalicão e Rio Ave também justificada
Na nota divulgada, o organismo diz que a decisão é «suportada pelo Regulamento de Competições, na medida em que a “ausência de condições mínimas de segurança” notificada à Liga Portugal constitui motivo de força maior, e obedeceu aos procedimentos prévios de auscultação das Sociedades Desportivas e entidades públicas envolvidas.»
A Liga esclarece que «apenas foi tomada após uma reunião presencial, no passado dia 8 de setembro, nos Paços do Concelho de Arouca, com a Senhora Presidente da Câmara Municipal de Arouca/Autoridade Municipal de Proteção Civil, representantes das duas Sociedades Desportivas, Comandante da GNR territorialmente competente e bombeiros locais, a que se seguiu um período de procura de entendimento entre as duas sociedades desportivas.»
Porém, dado que os clubes não chegaram a um entendimento, o organismo «viu-se obrigado a intervir.»
Quanto ao jogo no Minho, a Liga refere: «Adicionalmente, a decisão acima referida teve reflexo na realização do jogo FC Famalicão-Rio Ave FC, previamente marcado para 29 de setembro. Neste caso, após parecer negativo do detentor dos direitos televisivos para a transmissão deste encontro nessa segunda-feira, a auscultação da Comissão Permanente de Calendários e das Sociedades Desportivas, a Liga Portugal recorreu ao mesmo Regulamento para reagendar a partida.»
O comunicado da Liga Portugal
Na sequência da alteração de datas dos jogos FC Arouca-FC Porto e FC Famalicão-Rio Ave FC, respetivamente para 29 e 28 de setembro, a Liga Portugal entende esclarecer:
A decisão de adiamento do primeiro daqueles jogos encontra-se suportada pelo Regulamento de Competições, na medida em que a “ausência de condições mínimas de segurança” notificada à Liga Portugal constitui motivo de força maior, e obedeceu aos procedimentos prévios de auscultação das Sociedades Desportivas e entidades públicas envolvidas.
Tal decisão apenas foi tomada após uma reunião presencial, no passado dia 8 de setembro, nos Paços do Concelho de Arouca, com a Senhora Presidente da Câmara Municipal de Arouca/Autoridade Municipal de Proteção Civil, representantes das duas Sociedades Desportivas, Comandante da GNR territorialmente competente e bombeiros locais, a que se seguiu um período de procura de entendimento entre as duas sociedades desportivas. Na falta desse entendimento, a Liga Portugal viu-se obrigada a intervir.
Adicionalmente, a decisão acima referida teve reflexo na realização do jogo FC Famalicão-Rio Ave FC, previamente marcado para 29 de setembro. Neste caso, após parecer negativo do detentor dos direitos televisivos para a transmissão deste encontro nessa segunda-feira, a auscultação da Comissão Permanente de Calendários e das Sociedades Desportivas, a Liga Portugal recorreu ao mesmo Regulamento para reagendar a partida.