João Vasco marcou o golo da vitória - Foto: Liga Portugal
João Vasco marcou o golo da vitória - Foto: Liga Portugal

Liga 2: Lusitânia de Lourosa vinga-se do Torreense

Leões agravam momento da turma de Torres Vedras, por quem tinham sido eliminados da Taça de Portugal

O Lusitânia de Lourosa venceu o Torreense , naquele que foi o último jogo da Liga 2 em 2025. Foi a vingança, depois de, no dia 23 de novembro, a equipa do concelho de Santa Maria da Feira ter sido afastada da Taça de Portugal (na 4.ª eliminatória) pelo mesmo adversário (0-1).

No início do jogo, reinou o equilíbrio entre duas equipas que, à entrada desta jornada, estavam coladas no meio da tabela, com 20 pontos cada uma. Ainda assim, Torreense e Lusitânia de Lourosa viviam de momentos muito diferentes. Depois de um bom arranque de campeonato, a turma do sul vinha de cinco derrotas seguidas. Já os do distrito de Aveiro só tinham perdido um dos últimos cinco jogos na Liga 2.

No entanto, o desenrolar da primeira parte refletiu precisamente aquele que era o momento das equipas, com os leões de Lourosa a crescer no jogo e a superiorizar-se ao adversário.

Aos 34', os lusitanistas voltaram a ficar muito perto de marcar… mas Miguel Pereira não chegou à bola, após um cruzamento a meia altura pela direita. Dois minutos depois, foi a vez do Torrense assustar: Seydi rematou muito por cima da baliza de Vitor Hugo, naquela que foi a primeira grande oportunidade dos da casa no jogo.

João Vasco, que já tinha avisado, foi além das ameaças e inaugurou o marcador. Corria o minuto 39', quando o avançado se viu cara a cara com Lucas Paes e fez o 1-0, depois de uma jogada de ataque pela esquerda.

Em cima do minuto 45, os leões de Lourosa voltaram a fazer abanar as redes por Arsénio, que picou a bola com grande classe por cima do guarda-redes… mas estava fora de jogo.

A segunda parte começou com uma grande defesa de Vitor Hugo, a impedir Drammeh de chegar ao 1-1. Esse lance seria uma boa montra daquilo que foram os últimos 45 minutos, com os de Torres Vedras a apresentarem-se com mais vontade, tendo sido superiores. Enquanto o Torreense estava em cima, o Lusitânia de Lourosa tentou ferir no contra-ataque - mas o resultado não mais se alterou.

O Torreense é a equipa da Liga 2 em pior momento de forma, levando seis derrotas seguidas. Ainda assim, mantém-no no 9.º lugar com 20 pontos. Já o Lusitânia de Lourosa dá um salto e fecha o ano três pontos dos lugares de subida.