«Jogo de uma vida!» — Gonçalo e Diogo vão dar tudo pelo Benfica
O Benfica joga no sábado a meia-final da Youth League frente aos belgas do Club Brugge, em Lausane, na Suíça. Diogo Ferreira e Gonçalo Moreira, respetivamente guarda-redes e médio-ofensivo da equipa — ambos com presença no plantel principal das águias — projetaram o desafio europeu, esta terça-feira, numa conversa entre ambos partilhada pelos meios de comunicação do Benfica.
«Sabemos que não queremos ficar por aqui, mas temos a cabeça no lugar e queremos disputar esta meia-final como se fosse um jogo de uma vida para conseguirmos estar no próximo objetivo que temos», afirmou Gonçalo Moreira, sublinhando que os golos surgem como consequência do trabalho coletivo: «Se vier, é claro que é bom, porque é sinal que ajuda a equipa e que o Benfica está mais perto de ganhar. Trabalho todos os dias para ajudar a equipa.»
Não queremos ficar por aqui, mas temos a cabeça no lugar.
«Conhecemos bem as equipas que estão nesta fase. Já estudámos tudo e sabemos que vai ser sempre uma equipa difícil, porque para chegar a uma final four é preciso ter muito valor. Estamos preparados para um Brugge que se vai apresentar a querer ganhar, tal como nós», explicou Moreira. «O importante é apresentar o nosso futebol e dar tudo para ganhar», apontou.
Diogo Ferreira entra em sintonia com o colega e fala de equilíbrio. «O Club Brugge é um adversário com qualidade, como nós. É a primeira vez deles numa final four, mas isso até lhes dá mais valor. Vai ser um grande jogo, e estamos preparados», assegura, para logo a seguir Gonçalo Moreira deixar nota de determinação: «É uma coisa que nós queremos muito, por isso vai correr bem.»; «Temos o Brugge na cabeça, nem pensamos no Real ou no PSG. Trabalhamos todos os dias para chegar lá e dar o melhor de nós. Acho que vamos ser felizes», acrescentou Diogo Ferreira.
Acho que vamos ser felizes.
O percurso do Benfica em sub-19 até esta fase foi destacado. «Desde o início, quando percebi a mistura de gerações e qualidade que tínhamos, soube que podíamos chegar longe. Se tivesse de escolher um jogo-chave, diria o com o Slavia, pela entrega e raça», afirmou Diogo Ferreira. Moreira concordou: «Foi um jogo difícil, num campo complicado, que exigiu outras componentes do nosso futebol.»
Representar o Benfica na Europa é, para ambos, uma experiência marcante. «É um orgulho jogar a Champions League Sub-19 e representar o Benfica na Europa. É um passo importante rumo à equipa principal», destacou Diogo Ferreira. O colega partilhou o sentimento: «Poder representar o Benfica, ver os adeptos a apoiar-nos em qualquer lado da Europa, é um orgulho enorme.»
Gonçalo Moreira é o melhor marcador do Benfica na UEFA Youth League, com nove golos em sete jogos. «Esse marco é trabalho da equipa. Sem os meus colegas, não conseguiria. Entrar na história do Benfica é uma motivação extra para continuar a trabalhar.»
Entre os dois jogadores há admiração e amizade. «Desde os cinco, seis anos nos Pupilos [do exército] que estamos juntos. É muito bom ver que estamos os dois neste nível», diz Moreira. «Quando eu era mais novo e vivia no centro de estágio, o Moreira ajudou-me muito», recorda Diogo. «Somos uma família de verdade. Quando alguém precisa, há sempre um colega para ajudar. Independentemente de quem joga mais ou menos, estamos sempre juntos», descreveu Gonçalo Moreira, com Diogo Ferreira a reforçar: «É uma equipa com muita qualidade e vontade de aprender. O que nos define é essa união.»
É uma equipa com muita qualidade e vontade de aprender. O que nos define é essa união.
A cumplicidade é evidente. «A melhor qualidade do Diogo é a pessoa que ele é fora de campo. É o maior elogio que lhe posso dar», disse Gonçalo Moreira, ouvindo do colega uma resposta carregada de respeito e amizade: «Admiro-te muito pela tua força de vontade e mentalidade. Nunca desististe. Identifico-me contigo.»