Médio português alerta para os níveis físicos do adversário. (FOTO: Hugo Delgado/LUSA)

João Moutinho: «Sinto-me bem, quando achar que não serei o primeiro a dizer»

O médio português, de 38 anos, ainda se considera útil à equipa e, para já, só pensa em ajudar dentro do campo; um jogador experiente que alertou para os perigos provenientes da melhor condição física do Cluj

João Moutinho está quase a completar 39 anos (8 de setembro), mas fazendo jus ao ditado, considera que a idade é só um número, pois ainda se sente bastante útil dentro de campo.

«São pré-épocas diferentes, com um novo treinador, mas sinto-me bem, quando achar que não estou nas melhores condições serei o primeiro a dizer que não consigo. Tenho conseguido ajudar a equipa e temos estado todos juntos, como ficou demonstrado no jogo anterior. Somos todos precisos para uma época inteira. Uns vão ser mais importantes no início e outros mais no fim, até nos próprios jogos, como ficou demonstrado no último.»

Já em relação ao adversário, desta quinta-feira, na 1.ª mão da 3.ª pré-eliminatória da Liga Europa, os romenos do Cluj, o médio não tem dúvidas de que vão ser partidas complicadas.

«Vai ser um jogo difícil, perante um adversário com vários jogos já e que está a apostar em passar esta fase, tal como nós. Temo-nos preparado da melhor forma, já passámos uma eliminatória e agora é mais um jogo complicado, mas temos assimilado as ideias do míster para aquilo que é pretendido para o longo da época. O adversário está fisicamente bem preparado e temos de estar na máxima força para ultrapassar esta fase», mencionou o internacional português que ainda reconheceu outros méritos ao emblema do leste da Europa.

«Não é só isso, claro que com oito ou nove jogos já efetuados estão numa fase mais adiantada em termos físicos, mas também aconteceu com o Levski Sofia e sentimos um pouco durante a eliminatória. Mas, é mais que isso. O Cluj tem qualidade, já ultrapassou duas eliminatórias. Temos de fazer o nosso jogo, com posse de bola e a impormo-nos para conseguirmos seguir em frente.»

Do alto da sua experiência ao mais alto nível competitivo, Moutinho sublinhou que é sempre importante encarar todos os momentos de trabalho com enorme seriedade.

«Todos os dias fazem a diferença, se formos com essa ideia para os treinos, de que cada dia é importante para estarmos mais próximos daquilo que se pretende, vamos chegar lá mais rápido. Temos de assimilar rapidamente as ideias para estarmos no ponto ideal para encararmos toda a temporada.»

Sugestão de vídeo: