João Ferreira e Filipe Palmeiro em Toyota Hilux (foto ACP)
João Ferreira e Filipe Palmeiro em Toyota Hilux (foto ACP)
Adicione A BOLA às suas preferências do Google

João Ferreira e Micael Simão entram a fundo na Baja Portalegre 500

Os pilotos da pick-up Toyota Hilux e da moto KTM foram os mais rápidos no prólogo e no primeiro setor seletivo da prova alentejana

João Ferreira, nos automóveis, e Micael Simão, nas motos, fecharam o primeiro dia da 40.ª edição da Baja Portalegre 500 na liderança, após terem sido os mais rápidos tanto no prólogo como no primeiro setor seletivo da prova alentejana.

Ao volante da Toyota Hilux EVO e com Filipe Palmeiro a ditar as notas de navegação, João Ferreira estabeleceu uma vantagem de 25,3 segundos sobre a dupla Luís Cidade e Valter Cardoso (Can-Am). O terceiro posto é ocupado por Ricardo Porém (Taurus), piloto que procura alcançar o quinto triunfo na mítica competição e que se encontra a 54,6 segundos do líder. Pelo caminho, os britânicos Sean Haran e Martin Hales (Polaris) chegaram a deter o comando provisório, contudo, uma penalização de 3.24 minutos devido ao incumprimento de uma neutralização atirou-os para fora do top 10.

«Na primeira parte do setor, só queríamos sobreviver e passar sem bater. Correu tudo bem, sem erros e a verdadeira prova só começa amanhã [sábado]», sublinhou João Ferreira, no final de um dia caracterizado por pistas secas e temperaturas elevadas, onde os cinco primeiros da tabela dos automóveis integraram quatro classes distintas. Já no plano da competição nacional, Lino e Fábio Carapeta (Ford) instalaram-se no topo com quase dois minutos de margem face a Sérgio Matos e Sebastião Dominguez (Toyota).

Micael Simão (KTM) no primeiro dia da Baja Portalegre 500 (foto ACP)

Nas duas rodas, Micael Simão (KTM), na corrida pela sua segunda vitória em Portalegre, garantiu o topo da classificação com 17,1 segundos de avanço sobre Gustavo Gaudêncio (Honda). Bernardo Megre (KTM) segue no terceiro lugar, a 41,9 segundos da dianteira. O líder explicou as cautelas adotadas perante a baixa visibilidade:

«Falhei imensas curvas e tive algumas saídas em frente porque o percurso seguia de frente para o sol ainda um pouco baixo. Isso dificultou-me a visão», revelou Simão, apontando a uma postura de ataque para a etapa decisiva de sábado.

Entre os quads, Tomás Paulo (Yamaha) também rubricou o melhor tempo no prólogo e no primeiro setor, construindo uma margem de 1.51,6 minutos sobre Luís Fernandes (Yamaha). Apesar dos obstáculos sentidos nas ultrapassagens às motos por causa do pó e do traçado sinuoso, Tomás Paulo manteve o otimismo: «Basta ter um bocadinho de paciência porque a prova é para todos. A etapa foi muito boa.»

No que toca aos SSV, o comando pertence a Roberto Borrego e Domingos Cunha (Polaris), que detêm 53,9 segundos de vantagem sobre Tiago Guerreiro e Carlos Paulino, igualmente em Polaris. Os líderes do campeonato, Pedro Antunes e Nuno Batalha (Polaris), surgem na terceira posição, a 1.04,2 minutos. «O nosso objetivo é vencer e atingir um resultado ainda melhor em Portalegre que são as 10 vitórias», garantiu Borrego.

A edição da prova encerra este sábado, contemplando mais de 270 quilómetros cronometrados destinados a motos, quads e SSV, ao passo que a caravana dos automóveis terá pela frente dois setores seletivos, num acumulado de cerca de 360 quilómetros. Os primeiros concorrentes para a estrada partem às 07:50, com os intervenientes das classes Promoção e Hobby.

Vídeos
Próximo artigo

A iniciar sessão com Google...