Manuel Pellegrini, treinador do Betis
Manuel Pellegrini, treinador do Betis - Foto: IMAGO

Inspirou-se em Jesus? A ideia de um ex-Real Madrid para revolucionar o futebol

Manuel Pellegrini propõe regra de posse de bola que já existe no basquetebol

O treinador do Betis, Manuel Pellegrini, sugeriu uma ideia inovadora para o futebol, inspirada no basquetebol.

No final da vitória dos béticos diante do Lyon, para a UEFA Europa League, o antigo técnico do Real Madrid começou por ser questionado pela potencial alteração à lei do fora de jogo.

«É difícil dar uma opinião. Penso que a regra do fora de jogo, como está, me agrada. Com o VAR, é muito mais fácil evitar erros. Se começarem a verificar se o jogador está fora de jogo com o corpo todo... creio que isso só traria mais problemas», afirmou, em conferência de imprensa.

Foi depois que Pellegrini revelou que tem uma ideia para melhorar o futebol. «Penso que há outras regras que poderiam ser alteradas para melhorar o futebol. Por exemplo, impedir que a bola regresse ao próprio meio-campo depois de a linha do meio ter sido ultrapassada«, começou por dizer.

«Isso tornaria o futebol mais dinâmico. Há especialistas a analisar o assunto, mas não creio que isso altere fundamentalmente o jogo. Temos de o tornar mais divertido e dinâmico e, para isso, precisamos de estar mais perto da baliza adversária», acrescentou.

Refira-se que esta é uma regra em vigor no basquetebol: caso uma equipa regresse ao meio-campo defensivo depois de ter passado o ofensivo com a bola, perde a posse de bola.

Ora, Pellegrini não é o primeiro treinador a tirar ideias do basquetebol. Jorge Jesus, português do Al Nassr, já contou que várias vezes que se inspirou nesse desporto para trazer os bloqueios para o futebol, sobretudo nas bolas paradas.