Incrível: tem apenas 15 anos e tornou-se no mais jovem de sempre a jogar na Europa
Fez-se história no Chipre! David Gerasimou tornou-se no mais jovem de sempre a jogar na Europa, esta quinta-feira, na goleada do AEK Larnaca ao AZ Alkmaar, por 4-0, na segunda jornada da fase de liga da UEFA Conference League.
15 anos e 334 dias (faz 16 anos a 2 de novembro). É essa a idade do médio, que entrou apenas aos 84 minutos, numa altura em que os cipriotas tinham acabado de marcar o quarto golo e estavam em vantagem numérica por causa da expulsão do português Alexandre Penetra, logo aos dois minutos de jogo.
Este foi precisamente o primeiro jogo da temporada e da carreira profissional para Gerasimou, que ainda nem tinha jogado nas competições nacionais. Em doze jogos possíveis em 2025/26, não foi convocado em quatro e não saiu do banco de suplentes em sete ocasiões.
David Gerasimou: the youngest player in Conference League history 🤯#UECL | @AEKLARNACA pic.twitter.com/7lFUOizOr4
— UEFA Conference League (@Conf_League) October 3, 2025
O recorde pertencia a Youssoufa Moukoko, ex-Dortmund, que continua a ser o mais jovem de sempre a jogar na UEFA Champions League - 16 anos e 18 dias -, embora Max Dowman prometa quebrá-lo ao serviço do Arsenal - faz 16 anos a 31 de dezembro. Por outro lado, Roger Fernandes, ex-SC Braga, é o mais jovem de sempre na UEFA Europa League, com 16 anos, 2 meses e 27 dias.