Gil Vicente: vencer o Moreirense implica contrariar o histórico recente
Na próxima sexta-feira, às 20h15, Gil Vicente e Moreirense abrem a 4.ª jornada, em Barcelos, naquele que será o segundo de três derbies do Minho seguidos para os da casa. Depois de ter empatado a zero em Famalicão e antes de visitar o SC Braga, os galos medem forças contra uma das melhores equipas deste início de campeonato.
Com três vitórias em três jornadas, os cónegos avançam com confiança para a partida com os gilistas, juntando a isso o registo recente frente aos vizinhos. Desde o regresso do Gil Vicente ao principal escalão, em 2019/2020, a história dos confrontos diretos entre as equipas tem sido escrita em tons de verde e branco axadrezado.
Em 10 jogos para o campeonato, o Moreirense venceu em seis ocasiões e o Gil Vicente apenas venceu uma vez. A última vitória dos galos perante os vizinhos até foi a contar para a Taça de Portugal, a 12 de janeiro de 2025, graças a um golo solitário de Félix Correia. A título de curiosidade, o treinador dos cónegos nesse jogo era, precisamente, César Peixoto, que agora lidera os gilistas.
A contar para a Liga Portugal Betclic, a época passada contou com duas vitórias do Moreirense, por 3-2, em casa, e 1-0, fora.
O Gil Vicente ocupa o sétimo lugar da tabela classificativa, com quatro pontos, enquanto o Moreirense faz parte do pelotão da frente, com os mesmos nove pontos que o FC Porto e Sporting.