Geny Catamo, extremo de 25 anos, é um dos jogadores em melhor forma nos leões (Foto IMAGO) - Foto: IMAGO
Adicione A BOLA às suas preferências do Google

Geny Catamo faz o melhor arranque e reclama prémio ao Sporting

Viu os leões recusarem proposta do Sunderland que podia chegar aos €40 M e que lhe multiplicava salário por cinco. Um golo e três assistências em cinco jogos e a possibilidade de melhoria contratual esta época

Na reta final do mercado de transferências, o Sporting esteve sob forte pressão do Sunderland que apontou baterias a Geny Catamo. Para os leões, as propostas eram interessantes mas não irrecusáveis, muito menos para quem tem estatuto de imprescindível para o treinador Rui Borges. Para o extremo, a oferta era à grande e à… inglesa mas o destino não estava traçado para terras britânicas e o moçambicano continua a dar expressão ao melhor arranque de sempre duma temporada. A reclamar prémio que pode ganhar forma com o passar da época.

Primeiro foram 30 milhões de euros mais 10 milhões por objetivos que o Sunderland colocou em cima da mesa de negociações. Não chegava às pretensões leoninas. Geny Catamo era um dos intocáveis, só por valor fixo de 40 milhões de euros poderia ser negociado.

Depois o aceno inglês subiu para mais perto dos €35 milhões mas os 40 continuavam a ser atingíveis apenas mediante os bónus. Nada feito. E com isso o camisola 10 continua a vestir de leão ao peito e a cumprir um contrato que no final do ano passado se renovou automaticamente por um ano, até junho de 2029.

Atualmente a receber 600 mil euros limpos por época em Alvalade — o equivalente a um custo de 1,2 milhões de euros brutos para o clube —, o extremo de 25 anos tinha do Sunderland uma proposta financeira irrecusável: um salário anual limpo na ordem dos 3 milhões de euros, o que multiplicava por cinco os seus rendimentos atuais durante quatro temporadas ou cinco, assim fosse acionada o ano de opção que ficaria contemplado no contrato, para um possível total de 15 milhões de euros até junho de 2031.

Continua Geny em Alvalade e com um golo e três assistências em cinco jogos, melhor do que em 2024/2025, anterior melhor marca do avançado nos cinco primeiros encontros duma temporada, então com um golo e um passe decisivo. Com o assédio deste verão e o perigo de outros em janelas de transferências futuras, pode o moçambicano ser alvo de melhoria contratual no decurso da época, com aumento salarial e até de anos de contrato, mais um ou dois até 2030 ou 2031 para o equilibrar com outros elementos do plantel que mais recentemente foram alvos de renovações.

Recorde-se que após ter cumprido a época 2019/2020 nos sub-19 do Sporting por empréstimo, o internacional por Moçambique desvinculou-se definitivamente do Amora para assinar contrato profissional pelos verdes e brancos em setembro de 2020. Depois de passagens, também por empréstimo, pelo Vitória de Guimarães e pelo Marítimo, fixou-se na equipa principal na pré-época de 2023 por indicação do então treinador leonino, Rúben Amorim. O bom desempenho levou a administração verde e branca a formalizar uma primeira renovação contratual em dezembro de 2023.

Já em julho de 2025, os verdes e brancos investiram 2,25 milhões de euros para passarem a deter 90 por cento do passe do internacional moçambicano. Na altura, o Amora, que abrira as portas do futebol português ao jogador em 2019, mantinha 75 por cento dos seus direitos económicos — sendo que 85 por cento dessa parcela do clube da Margem Sul pertencia ainda ao Black Bulls, clube onde o extremo se formou em Moçambique.

Agora continua em destaque no Sporting, depois de ter terminado também em grande forma a temporada passada. Na ala direita do ataque é dono e senhor dum lugar que chegou a partilhou com Quenda. Rápido no ataque à profundidade, exímio no um para um e a entrar em zonas de finalização, é também letal quando puxa a bola para o pé esquerdo e remata. Tem a concorrência de Luis Guilherme.

Próximo artigo

A iniciar sessão com Google...