Fernando Alosno, piloto da Aston Martin - Foto: IMAGO

Fernando Alonso lidera na primeira sessão de treinos livres em Singapura

Piloto espanhol foi o mais rápido no arranque do fim de semana em Marina Bay

O bicampeão mundial Fernando Alonso ditou o ritmo no arranque do fim de semana do Grande Prémio de Singapura de Fórmula 1, ao liderar a tabela de tempos no final da primeira sessão de treinos livres em Marina Bay.

Fernando Alonso (Aston Martin)( IMAGO/Motorsport Images)

O piloto espanhol da Aston Martin, que já venceu duas vezes em Singapura, garantiu o primeiro lugar com uma volta em 1:31.116, registada com pneus macios nos últimos dez minutos da sessão. Com este tempo, superou Charles Leclerc por 0.150 segundos, que também utilizou o composto macio na sua volta mais rápida, mas o seu melhor registo foi alcançado numa fase ligeiramente anterior do treino, quando a pista até estava um pouco mais suja.

Ferrari de Charles Leclerc (Imago)

O vencedor das últimas duas corridas, Max Verstappen, completou o top três, a 0.276 segundos, enquanto Lewis Hamilton ficou em quarto, com um atraso de 0.364 segundos em relação a Alonso. Os dois líderes na luta pelo título, Oscar Piastri e Lando Norris, terminaram em quinto e sexto, respetivamente, a 0.365 e 0.582 segundos do líder.

Max Verstappen conquistou a «pole position» no Grande Prémio do Azerbaijão
Max Verstappen

Atrás deles, no top dez, ficaram Isack Hadjar, Carlos Sainz, Yuki Tsunoda e Esteban Ocon. Destes, apenas Ocon foi mais de um segundo mais lento que Alonso, com um atraso de 1.012 segundos em relação ao espanhol.

Durante a primeira sessão de treinos, que decorreu maioritariamente à luz do dia, não houve incidentes significativos que justificassem a interrupção da sessão. Apenas Pierre Gasly e Oliver Bearman tiveram breves saídas para as zonas de segurança, mas continuaram sem embater nas barreiras de proteção.

O azarado da sessão de abertura foi Alex Albon, que completou apenas duas voltas antes de regressar às boxes e não voltar à pista. A causa foi uma avaria nos travões traseiros do piloto da Williams, que se incendiaram.

O fim de semana do Grande Prémio de Singapura, a 18.ª ronda da temporada de 2025 de Fórmula 1, prossegue às 14:00h, hora portuguesa, com a segunda sessão de treinos em Marina Bay. Esta será muito mais representativa das condições que as equipas e pilotos podem esperar na qualificação e na corrida, uma vez que decorrerá inteiramente sob a iluminação artificial de Singapura.