Farense: dívida por Ricardo Velho leva FIFA a castigar clube turco
O Farense continua à espera do dinheiro relativo ao empréstimo de Ricardo Velho ao Gençlerbirligi e o caso já teve consequências pesadas para o clube turco. A FIFA aplicou uma proibição de inscrição de novos jogadores, devido à dívida para com os algarvios.
Num comunicado enviado às partes envolvidas, o organismo que rege o futebol mundial explica que o Gençlerbirligi «ainda não cumpriu as suas obrigações financeiras perante o Farense», motivo pelo qual foi implementado um ban de mercado. A sanção manter-se-á «até que o montante em dívida seja pago», podendo prolongar-se até três janelas de transferências consecutivas.
Em causa estão cerca de 200 mil euros relativos ao empréstimo do guarda-redes Ricardo Velho. O clube turco chegou a dar sinais de que pretendia avançar para a compra do internacional português, mas nem sequer regularizou os valores do empréstimo.
O acordo entre os dois clubes previa uma opção de compra de 3,5 milhões de euros por 70 por cento do passe do guardião. Além disso, caso o Gençlerbirligi vendesse o internacional português até ao final de 2027, o Farense teria ainda direito a receber mais 3,5 milhões de euros adicionais.
Perante o incumprimento, a FIFA solicitou também à Federação Turca que aplicasse imediatamente a proibição de inscrições a nível interno.