Kelian Baruti deixa o Rennes, onde cumpriu a sua formação, e irá reforçar o Estoril. Foto: Julien Kammerer/IMAGO - Foto: IMAGO

Estoril 'abastece-se' em viveiro de talento francês

'Canarinhos' garantem concurso de Kelian Baruti, que chega do Rennes, considerado o melhor centro de formação da Ligue 1 e que produziu craques como Doué, Tel ou Brahimi; será seguido por Ian Cathro com atenção

Das palavras aos atos, o Estoril volta a apontar o seu escalão sub-23 como fornecedor de qualidade para a equipa principal numa perspetiva de curto e médio prazo e, nesse sentido, apostou em talento português (Peixinho e Júlio Gil), norte-americano (Ayden Romo e Frank Aziz), espanhol (Jan Montes) e, agora, francês. E numa forte aposta proveniente de um dos maiores viveiros de futebolistas do futebol gaulês.

Kelian Baruti será reforço dos canarinhos e terá à sua espera um contrato de longa duração a fixar-se, ao que tudo indica, em três ou quatro temporadas após ter sido encarado como esperança no Stade Rennais, conhecido de forma mais comum pelo Rennes, um dos emblemas de maior tradição na formação de futebolistas em França, considerado o melhor centro de formação da Ligue 1 em 2024 e vencedor da Coupe Gambardella, a principal competição sub-19 do país.

Apenas nos anos mais recentes o Rennes lançou para o estrelato nomes como Desiré Doué (figura do PSG na última final da Champions League, conquistada pelos parisienses) ou Mathys Tel (Tottenham, detentor da Europa League), que em comum têm o facto de terem cumprido toda a sua formação no clube. Num passado um pouco mais distante, Yacine Brahimi, vencedor de uma Liga e uma Supertaça pelo FC Porto, tem também a chancela das camadas jovens do Rennes.

O Estoril procurou esse carimbo de qualidade com a transferência de Baruti e, para o conseguir, integrou uma disputa iniciada em finais de abril, quando o emblema rouge et noir (vermelho e preto) anunciou a saída do jogador depois de este não ter chegado a acordo para rubricar o primeiro contrato profissional da sua carreira.

Os canarinhos persistiram e obtiveram resultados, concretizando a contratação do jovem extremo direito de 19 anos que arrancará a passagem pela Amoreira na Liga Revelação mas sob olhar atento de Ian Cathro, logo após a sua oficialização - pode ser inscrito na Liga de Clubes.

Sugestão de vídeo