Alex Telles e companhia a perseguirem o treinador adversário
Alex Telles e companhia a perseguirem o treinador adversário - Foto: IMAGO

Eliminação do Botafogo termina em confusão com ex-FC Porto

Alex Telles foi um dos jogadores que não ficou satisfeito com as palavras do técnico argentino do Cienciano, do Peru, na sequência da goleada na Taça Sul-Americana. «Não vamos aceitar nenhum desrespeito», afirmou o brasileiro no final da partida

A vitória do Botafogo por 1-0 sobre o Cienciano, esta quinta-feira à noite no estádio Nilton Santos, revelou-se insuficiente para evitar a eliminação da equipa brasileira da Taça Sul-Americana, que acabou por ser decidida pela pesada derrota por 1-6 sofrida na primeira mão, no Peru.

O final da partida, a primeira sem o português Franclim Carvalho no comando técnico, ficou, no entanto, marcado por uma acesa confusão no relvado envolvendo jogadores do Fogão e o treinador do Cienciano, o argentino Horacio Melgarejo, de 53 anos.

Os incidentes eclodiram logo após o apito final, quando vários jogadores do Botafogo, incluindo o ex-FC Porto Alex Telles, se dirigiram de imediato a Melgarejo. Marçal era um dos mais exaltados, tentando alcançar o técnico, que se encontrava protegido por seguranças junto a um painel publicitário. A situação exigiu a intervenção da polícia do Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios (Bepe).

Na origem da revolta dos jogadores do Botafogo estiveram declarações proferidas pelo treinador argentino após a goleada por 6-1 em Cusco. Na altura, Melgarejo disse aos jornalistas: «Podem perguntar-me o que quiserem, menos por que não fizemos mais golos (risos)...» Confrontado com a confusão na conferência de imprensa após o jogo no Brasil, o técnico recusou-se a comentar o sucedido, afirmando apenas: «Não vou responder porque está tudo gravado e eu não quero problemas.»

Alex Telles, à saída do estádio, confirmou que as palavras do treinador adversário foram o rastilho para a confusão, considerando-as uma falta de respeito. «O futebol é jogado dentro das quatro linhas. Eles tiveram mérito, fizeram um grande jogo lá no Peru, e nós não fomos eficazes aqui, apesar de termos criado oportunidades. Mas há coisas que ultrapassam o futebol e que requerem respeito. Pelas declarações que ele teve lá, acho que foi muito infeliz. Então, só quisemos cobrar esse respeito na nossa casa, porque não admitimos esse tipo de coisa», explicou o jogador.

Telles acrescentou que a equipa se sentiu desrespeitada pela «soberba» do técnico, que agiu como se a eliminatória já estivesse decidida. «Acho que ele falou com uma soberba muito grande, sabendo que ainda havia o segundo jogo. Aqui nós somos homens, tínhamos como reverter este resultado. Não havia nada ganho. Quando fizemos 5-0 ao Peñarol aqui, por exemplo, fomos lá jogar com humildade. Não dissemos nada, fomos com respeito, porque sabemos que o Peñarol é uma grande equipa. Achei que foi desrespeitoso. Como disse, não vamos aceitar nenhum desrespeito com o nosso grupo, principalmente com o Botafogo. Por isso é que defendemos a nossa casa», concluiu.

A iniciar sessão com Google...