«Courtois foi honesto, não está pronto para o Euro»
O selecionador da Bélgica Domenico Tedesco confirmou esta terça-feira que Thibaut Courtois não vai ao Euro 2024. O guarda-redes sofreu muito com lesões ao longo desta temporada, mas regressara recentemente aos relvados, fazendo quatro jogos pelo Real Madrid neste mês de maio.
Em conferência de imprensa, o treinador de 38 anos explicou que esta decisão partiu de uma conversa com o próprio guarda-redes: «Courtois foi claro e honesto e claro que ele é quem conhece melhor o seu corpo.»
«É diferente ter de jogar a cada três, quatro dias durante um torneio, então a última informação que temos é que ele não está preparado para o Campeonato da Europa», acrescentou Tedesco.
O selecionador disse ainda que considerou levar Courtois como o quatro guarda-redes da seleção: «Pensámos nisso, ter quatro guardiões traz algumas vantagens, sobretudo para os treinos, mas não queríamos ter um plantel muito, muito grande.»
Assim, os responsáveis pelas balizas dos diabos vermelhos serão Koen Casteels (Wolfsburgo), Thomas Kaminski (Luton) e Matz Sels (Nottingham Forest).
No final do ano passado, Courtois anunciara a intenção de não participar no Euro 2024. No entanto, a sua recuperação da lesão voltara a trazer ao de cima a possibilidade de participar no torneio, algo que, no entanto, acabou por não se verificar.