Champions League: última barreira antes da 'terra prometida'
Tudo a postos para o início da jornada derradeira antes da fase de liga da Champions League estar fechada, com as 36 equipas que nela participarão. Esta terça-feira, às 20.00 horas, seis equipas iniciam o play-off de qualificação, com jogos que se vão realizar na Sérvia, Escócia e Hungria.
Começando pelo primeiro, onde o português Pêpê Rodrigues deverá manter o estatuto de titular para, no terreno do Estrela Vermelha, ajudar o Pafos a conseguir um bom resultado que o permita resolver a eliminatória em casa. Se jogar, será o único português em campo, porque Domingos Quina está suspenso deste duelo e Alexandre Brito, emprestado pelo Sporting, não foi inscrito para o mesmo e não são opções para o campeão do Chipre, que nunca chegou à fase principal da maior competição de clubes do mundo.
Carlos Forbs chegou a Bruges, viu e venceu, tendo marcado na ronda anterior frente ao Salzburgo. O internacional sub-21 português, reforço de verão dos belgas, espera manter hoje a titularidade pelo Club Brugge, que na época passada chegou aos oitavos de final da Liga dos Campeões, na casa do Rangers.
Estas equipa encontraram-se no mês passado e empataram a duas bolas num encontro particular. Assim, adivinha-se um duelo equilibrado.
Por fim, o Ferencváros recebe os azeris do Qarabag, que quer quebrar um enguiço de oito anos sem chegar à fase principal da prova milionária. Já a turma húngara não faz o mesmo desde 2020.
Champions perto da China?
A 1.ª mão do play-off fica concluída esta quarta-feira com mais cinco jogos, com destaque, claro, para o duelo de treinadores setubalenses, entre o Benfica de Bruno Lage e o Fenerbahçe de José Mourinho.
Para além disso, o Kairat de Jorginho e Luís Mata quer chegar pela primeira vez à fase de liga da Champions e trazer a prova para Almaty, uma cidade que fica no leste do Cazaquistão... perto da fronteira com a China! Mas o adversário adivinha-se complicado: o Celtic de Paulo Bernardo.
Por fim, os noruegueses do Bodo/Glimt recebem os austríacos do Sturm Graz e o Basileia, tal como o Qarabag, quer estar na fase principal da competição pela primeira vez desde a época 2017/18. O adversário é o Copenhaga.