Cascais direto para as meias-finais
O Cascais derrotou a Agronomia por 20-17, resultado que garante o 1.º lugar isolado da Divisão de Honra Top (62 pontos) e assegura automaticamente a presença do XV da Linha nas meias-finais, quando falta uma jornada para terminar a fase regular.
O Direito foi o principal beneficiado da 19.ª jornada e da derrota dos agrónomos (57 pts). Os advogados receberem e venceram o CDUL por 34-33 e saltaram para a vice-liderança, a dois pontos do líder, ultrapassando o Belenenses (58 pts), de folga (mais o Benfica) nesta jornada, equipa que partilhava a liderança com o Cascais. Num encontro disputado até ao último segundo, o Direito inverteu um resultado de 3-30 (17-30 ao intervalo) para a vantagem pela margem mínima, sofrendo somente três pontos no segundo tempo. Nos instantes finais, Jorge Abecassis (responsável por 23 pontos) falhou duas penalidades que poderiam ter dado a vitória aos universitários.
Na luta pela manutenção, a Académica, último classificado, venceu (43-16) o São Miguel e continua a sonhar com a manutenção. O CDUP foi derrotado (31-39), em casa, pela Lousã. A formação beirã trepou na classificação para 7.º lugar, à frente de São Miguel (8.º) e os universitários do Porto (9.º).