Jamie Carragher (IMAGO)

Carragher junta-se a João Pinto em prémio especial do Athletic Bilbao

Clube basco revela o 'Homem de um só clube' deste ano

Desde 2015 que o Athletic Bilbao homenageia jogadores que fizeram todas as carreiras ao serviço de um só clube, enaltecendo a lealdade dos respetivos atletas pelas cores que sempre vestiram. E esta quinta-feira, Jamie Carragher foi revelado como a mais recente personalidade a receber o prémio Homem de um só clube.

O antigo defesa é o segundo jogador com mais partidas pelo clube (737), estando apenas atrás de Ian Callagham, e representou o clube a nível profissional entre 1997 e 2013. «Foi uma honra quando o Athletic me contactou», disse Carragher aos meios do clube basco.

«Depois de ganhar a Champions League, só jogar num clube foi o maior sucesso da minha carreira. O Athletic é respeitado em todo o mundo do futebol e é um clube verdadeiramente único. Sinto-me muito honrado por receber este prémio e por ver o meu nome ao lado de outros grandes futebolistas, também defesas, como Paolo Maldini ou Carles Puyol», disse o inglês, que visitará o Estádio de San Mamés no final deste mês.

João Pinto foi homenageado em 2023

Um defesa que Carragher não mencionou foi João Pinto, histórico jogador do FC Porto que recebeu este prémio do Athletic Bilbao em 2023.

A lista completa Homens de um só clube do Athletic é a seguinte: «Matthew Le Tissier (Southampton, 2015), Paolo Maldini (Milan, 2016), Sepp Maier (Bayern Munich, 2017), Carles Puyol (Barcelona, 2018), Billy McNeill (Celtic, 2019), Ryan Giggs (Manchester United, 2020), Ricardo Bochini (Atlético Independiente, 2022), João Pinto (FC Porto, 2023) e Giuseppe Bergomi (Inter, 2024).