Benfica perto da qualificação para a 'main round' da Liga Europeia de andebol (Foto: SLB)
Benfica perto da qualificação para a 'main round' da Liga Europeia de andebol (Foto: SLB)

Benfica e FC Porto querem carimbar visto para o 'main round' da Liga Europeia

Águias e dragões são favoritos nos jogos desta terça-feira, mas não esperam facilidades contra húngaros e islandeses

O Benfica defronta o Ferencvaros, esta terça-feira (17h45), na quinta jornada do Grupo E da Liga Europeia, em Budapeste. Os húngaros, terceiros classificados no agrupamento, precisam de vencer a partida para continuarem para continuar a alimentar a pretensão de se qualificarem para o main round.

Na primeira volta, na Luz, em 21 de outubro, o Benfica venceu o Ferencvaros por 38-25, mas Jota González, treinador dos encarnados, antecipa um duelo «complicado e intenso» para as águias.

«Creio que será uma partida complicado para o Benfica. Para o Ferencvaros, será a última oportunidade de se apurar, por isso espero um jogo muito intenso. Esperamos um adversário duríssimo, que vai tentar fazer jogar a um ritmo muito alto», anteviu o técnico espanhol.

O Benfica vem de uma vitória na Suécia sobre o Karlskrona (36-33) e ocupa a segunda posição no grupo, com seis pontos, mais quatro do que os magiares e a dois do líder, o Melsungen, da Alemanha.

«Penso que, mais uma vez, a chave destes jogos terá de ser a nossa defesa, controlando o lançamento exterior do Ferencvaros, e fazendo bem as marcações um-contra-um e as marcações dos pivots. E no ataque devemos dar continuidade ao nosso jogo e não deixar que este fique muito tempo parado com faltas», analisou Jota González.

FC PORTO

Também esta terça-feira, o FC Porto recebe no Dragão Arena o Knattspyrnufelagio Fram (19h45), em jogo da quinta jornada do Grupo D. Em antevisão à partida com os islandeses, o lateral esquerdo dos portistas, Vasco Costa, diz que a equipa azul e branca pretende ultrapassar o momento menos bom com um triunfo que garante desde já a qualificação para o main round.

«Tem sido uma fase difícil, temos noção disso e não estamos contentes com as últimas performances, mas agora temos um jogo muito importante e sabemos que é um jogo decisivo para passarmos à próxima fase da Liga Europeia, que é isso que pretendemos. Portanto, vamos com a máxima ambição para ganhar», declarou.

«Temos de melhorar nos dois aspetos, mas acho que o mais importante é termos uma defesa coesa para depois marcarmos golos fáceis e aumentarmos a vantagem logo desde o início para estarmos mais confortáveis. No ataque precisamos de ter clarividência e também baixar o nível de falhas técnicas, mas eu acho que o mais importante para fazermos um bom jogo é a defesa», explicou o jogador explica o jogador de 19 anos.

O FC Porto lidera o agrupamento com seis pontos, enquanto a formação de Reiquiavique soma quatro derrotas. «Estamos à espera de uma equipa do Fram melhor do que da última vez», conclui Vasco Costa.