Bayern retira camisola 5 em homenagem a Beckenbauer
O Bayern retirou a camisola número 5 em homenagem a Franz Beckenbauer, que morreu em janeiro, aos 78 anos.
«Querido Franz, fizeste clube o que ele é hoje, um sinónimo para o maior sucesso possível, um estilo único e profunda humanidade, como jogador, treinador, presidente e companheiro. Deste ao Bayern o carisma que continua a ter impacto hoje», referiu Herbert Hainer, presidente dos bávaros, em declarações na exposição Forever our Kaiser, que exibe alguns dos momentos únicos da carreira do antigo internacional alemão.
Für immer unser Kaiser. 👑
— FC Bayern München (@FCBayern) December 8, 2024
In Gedenken an Franz Beckenbauer: Der FC Bayern wird die Rückennummer 5 nie mehr vergeben. pic.twitter.com/nytjlqZziq
«Franz, sentimos a tua falta. O que resta e o que nos une são as memórias. Franz Beckenbauer permanecerá intocável, será para sempre o nosso Kaiser. O número 5 será reservado para um legado único», acrescentou.
Vários adeptos tiraram fotos com o troféu original do Europeu conquistado por Beckenbauer ao serviço da Alemanha e ainda com camisolas históricas e outros prémios.
Beckenbauer, que ficou conhecido como 'Der Kaiser' (O Imperador), foi campeão mundial como internacional alemão, em 1974, e depois como selecionador, em 1990. Venceu ainda o Europeu em 1972. Destacou-se também no papel de presidente do Comité Organizador do Mundial 2006, organizado precisamente na Alemanha. Jogador do Bayern durante 13 anos, Beckenbauer foi campeão alemão em quatro ocasiões e venceu outras tantas taças. Sagrou-se ainda tricampeão europeu, entre 1974 e 1976, e ergueu ainda uma Taça das Taças e uma Taça Intercontinental.