Athletic Bilbao está de regresso à Champions uma década depois
Uma década depois, o Athletic Bilbao está de regresso à Champions League. Os bascos precisavam apenas de três pontos nas últimas três jornadas da LaLiga para confirmar esse apuramento para a liga milionária em 2025/26 e conseguiram-no já esta quinta-feira, superando a eliminação nas meias-finais da Europa League diante do Manchester United, de Ruben Amorim, e a perspetiva de jogar uma final europeia em casa.
A formação orientada por Ernesto Valverde venceu no terreno do Getafe, por 2-0, graças aos golos tardios de Guruzeta (76') e Vivian (89'), numa partida em que os irmãos Williams não participaram, devido a lesão.
😌 ¡¡A LA CHAMPIONS OEEEEEEEEEEEEE, A LA CHAMPIONS OEEEEEEEEEE!! 🎶#UniqueInTheWorld #AthleticClub 🦁 pic.twitter.com/f1zvodKSTe
— Athletic Club (@AthleticClub) May 15, 2025
O Athletic está atualmente no quarto lugar com 67 pontos, podendo ainda subir a terceiro e descer para quinto - posição que dá acesso à Champions por causa da vaga extra dada aos dois campeonatos com melhor prestação europeia da temporada -, mas este triunfo permitiu ao clube celebrar já esta qualificação.
Esta vai ser a sua segunda participação na competição este século, sendo que em 2014/15 ficaram pela fase de grupos, no terceiro lugar, atrás de Shakhtar e do líder FC Porto, caindo para a Europa League - na qual foram eliminados pelo Torino (4-5) nos 16 avos.