Julián Álvarez foi herói na vitória da Argentina diante da Suíça
Julián Álvarez foi herói na vitória da Argentina diante da Suíça

'Aranha' deu picada fatal e Argentina mostra que tem sete vidas (crónica)

Julián Álvarez sacou coelho da cartola no prolongamento e desbloqueou empate com obra de arte. Suíça deu boa réplica até à expulsão de Embolo. 'Albiceleste' defronta Inglaterra nas meias-finais

O sonho da revalidação do título de campeão do mundo está mais do que vivo, mas com muito sofrimento. A Argentina derrotou a Suíça, por 3-1, após prolongamento, e vai defrontar Inglaterra nas meias-finais do Mundial 2026, num encontro agendado para as 20 horas de dia 15 de julho, em Atlanta.    

Apesar do triunfo albiceleste, foi a Suíça a entrar melhor. A equipa de Murat Yakin teve uma entrada atrevida, ainda que sem criar muito perigo. O melhor que conseguiu fazer nos primeiros minutos foi um remate de Xhaka que passou muito por cima da baliza de Dibu Martínez.    

Do outro lado, a Argentina não preciso sequer de avisar. Aos 10’, na sequência de canto, os campeões do mundo em título adiantar-se no marcador. Messi levantou a bola com as coordenadas certas, Alexis Mac Allister subiu às alturas e cabeceou para o fundo das redes.    

O jogo, que foi dirigido pelo árbitro português João Pinheiro, entrava numa fase mais partida e, aos 20’, Sow atirou de fora da área para uma defesa segura e tranquila de Dibu Martínez.    

João Pinheiro apitou duelo entre Argentina e Suíça
João Pinheiro apitou duelo entre Argentina e Suíça

A Argentina procurava todos os momentos para baixar o ritmo de jogo e não tinha qualquer problema em entregar a bola à Suíça, que não conseguiu criar qualquer chance clara de golo. Já perto do intervalo, a equipa de Scaloni podia ter dilatado a vantagem, mas Akanji impediu que a bola sobrasse para Enzo Fernández e atrasou de cabeça para Kobel. Na outra área, os suíços beneficiaram de um lance potencialmente perigoso, mas o livre de Freuler saiu muito mal.    

A segunda parte começou mais aberta e entretida. À passagem do minuto 60’, Ricardo Rodríguez cruzou da esquerda e Embolo, pressionado por Lisandro Martínez, cabeceou fraco para as mãos de Dibu Martínez. O guarda-redes da Argentina ganhava destaque e somava defesas importantes. Aos 65’, o guardião impediu o golo de Ndoye, e, pouco tempo depois, voltou a estar atento e defendeu um remate forte de Xhaka do meio da rua.  

A Suíça avisava e Dibu Martínez nada pôde fazer aos 67’. Ndoye colocou a bola por baixo das pernas do guarda-redes, numa grande finalização, e repôs a igualdade.  

Aos 70’, João Pinheiro mostrou amarelo por alegada falta de Paredes sobre Embolo. Contudo, o árbitro português foi alertado pelo VAR para uma suposta simulação do avançado. Após rever as imagens, João Pinheiro tirou o amarelo a Paredes e mostrou-o a Embolo por simulação. Era o segundo amarelo para Embolo, que viu o consequente vermelho, deixando o relvado em lágrimas.  

A Suíça fechou-se e Scaloni e colocou toda a carne no assador. Aos 89’, Alexis Mac Allister ficou muito perto do bis, novamente de cabeça, e aos 90+2’, foi Messi a espreitar o golo. O remate de… pé direito não passou longe das redes de Kobel. Mesmo a fechar, Kobel evitou um golo acrobático de Lisandro Martínez.

O jogo seguiu para prolongamento e Thiago Almada, acabado de entrar, teve um remate perigoso, aos 95’, que deu sensação de golo. A Suíça tentava criar perigo com remates de meia distância.  

A Argentina insistia, já com três pontas de lança em campo, sem conseguir furar a muralha suíça, até que Julián Álvarez sacou um coelho da cartola e, com um obra de arte do meio da rua, devolveu a liderança do marcador à Argentina, aos 112’. Na reta final, com a Suíça a dar tudo para empatar, a albiceleste aproveitou um contra-ataque para fechar as contas do jogo, por intermédio de Lautaro Martínez (120+1').

Após o apito final, enormes festejos da Argentina, que mantém o objetivo da conquista do segundo Mundial seguido. Nas meias-finais, a equipa de Messi terá pela frente Inglaterra.

A iniciar sessão com Google...