Antigo presidente do Sporting exulta espaço inaugurado há quase 20 anos: «Obra memorável»
Quando, a 1 de julho de 2007, o Museu do Sporting em Leiria abriu portas com as novas instalações, Filipe Soares Franco era presidente do emblema leonino. Foi, pois, com pompa e circunstância que o antigo líder dos leões marcou presença na cidade do Lis para assinalar o momento e presidir à cerimónia.
A obra, cujo mentor, Bernardes Dinis, — conhecido adepto sportinguista que é sobejamente conhecido em todo o universo leonino — continua a dinamizar de ano para ano, num espaço onde o verde e branco é tão intenso quanto o que lhe corre nas veias, está, quase 20 anos depois da referida inauguração, num ponto de elevada categoria e Filipe Soares Franco voltou... onde foi (e para ser novamente) feliz.
O histórico antigo dirigente do Sporting apreciou com total atenção todas as peças expostas no museu, sendo que, em simultâneo, escutou com suprema atenção as explicações detalhadas — quase como se de uma verdadeira enciclopédia se tratasse — de Bernardes Dinis. Porque tudo o que se possa pensar e imaginar relativamente à vida do Sporting Clube de Portugal... está ali, no Museu do Sporting de Leiria. São anos e anos de dedicação a um amor que tem tudo... menos comparação. Bernardes Dinis vive e respira Sporting por todos os poros. A vida é só a vida. Porque a sua vida só tem dois amores: a esposa e o Sporting. É uma forma de estar, mas só quem conhece verdadeiramente Bernardes Dinis é que tem uma (pequena) noção do que é um verdadeiro leão. Que, não raras vezes, coloca o fervor clubístico acima de interesses pessoais. Porque o mundo sabe que este portinguista dos sete costados é doente pelo seu amor.
«Estou mais do que rendido a este museu. Nesta época em que tanto falamos de inovação, que faz sempre parte do futuro, este museu, que foi inaugurado em 2007, é de uma inovação extraordinária. Assim como criatividade e uma enorme dedicação. É uma obra memorável da autoria do Bernardes Dinis. Entrar aqui dentro faz-nos sentir pequeninos. Pela dedicação e pela alma sportinguista que o Bernardes Dinis traz dentro dele. O facto de eu ter sido presidente do Sporting não significa nada quando comparado com este sportinguismo que o Bernardes Dinis transporta dentro dele», assumiu Filipe Soares Franco, em declarações exclusivas a A BOLA, numa mensagem de profunda gratidão destinada ao pai do Museu do Sporting em Leiria. Uma autêntica homenagem, pode classificar-se.
A finalizar, Soares Franco assumiu estar numa fase de enorme prosperidade a nível pessoal, deixando ainda a garantia de que continua a acompanhar a vida dos leões, não esquecendo o passado e a honra de ter presidido à Direção dos verdes e brancos: «Tenho 73 anos e procuro fundamental estar bem na vida e gozar bem a vida, estando bem comigo próprio. Como sportinguista sou um adepto que teve o orgulho de ter sido presidente do Sporting e de ter servido o Sporting.»