Luis Suárez foi o melhor marcador da segunda divisão de Espanha, com 27 golos (IMAGO)

Aí está o sucessor de Gyokeres: Sporting agarra Luis Suárez por 20 milhões

Avançado colombiano vai mesmo ser reforço para Rui Borges. Negociações praticamente fechadas e com os verdes e brancos a garantirem o substituto de Gyokeres. Cinco anos de contrato

O Sporting sobe aos 20 milhões de euros e agarra Luis Suárez. O avançado do Almería já não foge aos leões, que têm praticamente fechadas as negociações com o emblema espanhol e garantem o substituto mais desejado para render Viktor Gyokeres, de partida para o Arsenal. O colombiano prepara-se assim para assinar contrato com os verdes e brancos válido por cinco temporadas.

Sporting e Almeria têm praticamente fechada a transferências a título definitivo de Luis Suárez da Andaluzia para Alvalade, acordo que vai ficar selado nas próximas horas. A transferência vai ficar celebrada na casa dos 20 milhões de euros, podendo entrar aqui alguns bónus, com a intenção inicial dos andaluzes nos 5 milhões mas com um entendimento a permitir que essas variáveis por objetivos realistas permitam um pagameto mais abaixo, próximo do que os leões equacionaram, mais 2/3 milhões. Os espanhóis reservam direiro a receberem 10 por cento em futura venda.

As negociações estão na reta final, com o acordo a estar a um pequeno passo, praticamente concluído. Assim que o aperto der mão for dado, o goleador de 26 anos pode deixar o estágio de pré-temporada da equipa, que decorre em Marbella, para viajar até Lisboa, efetuar a imprescindível bateria de exames médicos e assinar com os verdes e brancos.

Em Lisboa, Luis Suárez tem à espera um contrato válido por cinco temporadas, ou seja, até 2030, faltando no entanto ainda definir o valor da cláusula de rescisão, que deverá ser de 80 milhões de euros, tendo em conta tratar-se de um jogador já com experiência e não um jovem com maior margem de evolução desportiva e de mercado que permita avançar para os 100 milhões de euros.

Ou seja, para o lugar de Gyokeres os leões garantem um ponta de lança capaz de rendimento imediato, que apesar de jogar em escalão secundário fá-lo em Espanha, cuja segunda divisão tem qualidade e competitividade comprovada, um pouco à imagem de Gyokeres em 2023, que também chegou a Alvalade do Coventry, como melhor marcador do segundo escalão Inglês. Suárez foi o goleador mor da segunda divisão do país vizinho, com 27 golos, 31 se lhes juntarmos a Taça do Rei.

Será difícil Suarez poder ser apresentado como surpresa esta sexta-feira no Estádio Nacional, palco do Troféu 5 Violinos devido às obras no Estádio José Alvalade, mas é praticamente certa a presença do colombiano na Supertaça Cândido de Oliveira, na próxima quinta-feira, com o Benfica, no Estádio Algarve.

Nesta altura, o treinador Rui Borges conta apenas com o jovem Conrad Harder, 20 anos, como ponta de lança, recorrendo à equipa B, nomeadamente a Rodrigo Ribeiro, para completar o ataque. Mas a administração leonina fez então todos os esforços para que no dérbi de abertura da época oficial, Luis Suárez seja já opção válida e mais uma arma para usar na luta pelo primeiro troféu da temporada.