Rafa ao serviço do Besiktas (IMAGO)

Adversário de peso no caminho de Rafa, Kokçu e companhia na UEFA Europa League

Shakthar Donetsk e Legia Varsóvia seguem em frente na prova europeia. Ucranianos marcam encontro com o Besiktas na 2.ª pré-eliminatória. Portugueses com razões para sorrir

A primeira eliminatória de qualificação para as fases finais da UEFA Europa League e da UEFA Conference League terminou sem grandes surpresas. Na segunda competição de clubes da UEFA, o Legia de Varsóvia venceu no Cazaquistão o Aktobe por 1-0 para garantir o bilhete para a próxima fase.

À semelhança da primeira mão (1-0), Rúben Vinagre não saiu do banco, de onde viu o golo da vitória marcado por Elitim aos 90+1'. Já o Shakhtar teve a vida bem mais tranquila, ao empatar 0-0 na Finlândia contra o Ilves. A turma ucraniana comandada por Arda Turan tinha o conforto de ter vencido por 6-0 em casa no primeiro jogo.

O confronto cabeça-de-cartaz da próxima eliminatória será protagonizado por Shakhtar e Besiktas, dos lusos João Mário, Rafa, Gedson Fernandes e dos antigos jogadores do Benfica Kokçu e Jurasek. Já o Légia vai medir forças com o Banik Ostrava, da República Checa.

Após ultrapassar o Spartak Trnava na 1.ª eliminatória, o Hacken da Suécia vai tentar ultrapassar o Anderlecht. Sorte semelhante teve o Sheriff, da Moldávia, que depois de sofrer para eliminar os kosovares do Prishtina calhou no caminho da fava Utrecht.

A 2.ª pré-eliminatória da Liga Europa fica ainda marcada por um confronto entre o Midtylland (DInamarca) e o Hibernian (Escócia)

Quadro completo da 2.ª pré-eliminatória da UEFA Europa League
Anderlecht (Bélgica) vs Hacken (Suécia) Baník Ostrava (República Checa) vs Legia Varsóvia (Polónia) Lugano (Suíça) vs Cluj (Roménia) Besiktas (Turquia) vs Shakhtar (Ucrânia) Celje (Eslovénia) vs AEK Larnaca (Chipre) ou Partizan (Sérvia) Levski Sofia (Bulgária) ou Hapoel Beer Sheva (Israel) vs SC Braga Midtylland (Dinamarca) vs Hibernian (Escócia)

Os encontros da 2.ª pré-eliminatória estão marcados para 24 e 31 de julho.