Duelo de arquirrivais tem o 'quarto ato' este sábado no Dragão Arena (FPP)

Sporting e Barcelos podem garantir passagem à final

Leões e galos, se vencerem FC Porto e Benfica este sábado, qualificam-se desde já para a final do campeonato. Caso contrário, haverá quinto jogo no pavilhão João Rocha e/ou no da Luz

O Sporting e o FC Porto jogam em clássico, este sábado, no Dragão Arena (14h30), a quarta partida das meias-finais do Campeonato Nacional, em que os leões estão em vantagem (2-1). Vencendo, o Sporting garante desde já a passagem à final. Caso o FC Porto triunfe, haverá jogo 5 para decidir o finalista.

O avançado sportinguista Roc Pujadas não tem dúvidas sobre o que a sua equipa necessita para ter êxito no pavilhão do rival. «É preciso fazer um jogo parecido ao que fizemos no último em casa, acho que estamos em boa linha. Estivemos intensos, jogámos como equipa e é isso que vamos tentar repetir», adiantou o jovem jogador de 23 anos aos meios do clube leonino.

Roc Pujadas fez a antevisão do clássico das meias-finais pelo Sporting (FPP)

O internacional espanhol reconhece, todavia, a exigência da missão na arena azul e branca. «Sabemos que eles vão entrar com tudo. Afinal, é um jogo muito importante para os dois lados. Nós estamos com boas sensações e queremos fechar já as meias-finais, mas sabemos que vai ser muito difícil. Vamos lá com ambição de o conseguir», disse Pujadas.

Na baliza, do outro lado do rinque, está o guarda-redes dos portistas Xavier Malián, que só pensa em «ganhar e deixar tudo em campo desde o primeiro minuto», disse ao site do seu clube.  Ciente de que, em caso de derrota, o FC Porto fica «fora da luta pelo título», o guardião espanhol pede aos adeptos da casa «um grande ambiente» no Dragão Arena: «Vamos dar tudo por eles [adeptos]. Temos que estar juntos para conseguir a vitória. Prometemos luta, entrega e dar tudo o que temos em campo», declarou o jogador de 35 anos.

Benfica sem Bargalló e sem rede...

Desfalcado do internacional espanhol Pau Bargalló, que sofreu na última partida rotura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e não competirá mais esta temporada, o Benfica joga a continuidade na luta pela qualificação para a final do campeonato no quarto jogo das meias-finais, em Barcelos (21h30), frente à equipa anfitriã Óquei Clube.

O avançado espanhol, de 31 anos, sofreu grave lesão na última quarta-feira, durante o terceiro jogo com os minhotos, no pavilhão do Estádio da Luz, que os encarnados perderam após desempate por penáltis (4-2), que desfez a igualdade a dois golos que persistia no fim do prolongamento. Contrariando o fator-casa que favorecia as águias, líderes da fase regular do campeonato, o OC Barcelos adiantou-se na série, por 2-1, e terá a oportunidade privilegiada de garantir o apuramento para a final, este sábado, no seu recinto.

Edu Castro, treinador de hóquei em patins do Benfica (foto SL Benfica)

O treinador do Benfica, Edu Castro, fez a antevisão deste encontro decisivo. «Estamos conscientes do que temos de fazer para superar todo o tipo de adversidades, tanto as desportivas como as que não o são. Continuamos a passar a mensagem de acreditar em nós próprios, porque acreditamos mesmo. Acreditamos que vamos conseguir fazer um jogo perfeito em muitas fases, tal como fizemos aqui no outro dia. E esperamos que, no final, eles não consigam aguentar o nosso ataque em dois jogos seguidos – e que o prémio acabe por ser nosso», afirmou ao canal televisivo do clube encarnado.

Benfica precisa de vencer em Barcelos para continuar na luta pela qualificação para a final do campeonato (FPP)

O técnico espanhol está confiante apesar da baixa de Pau Bargalló. «Quero deixar uma mensagem aos benfiquistas: que confiem em nós. Vamos dar tudo. Vamos voltar a passar por cima deles em muitos momentos do jogo, como já fizemos. O resultado depende de muitos fatores, mas nós vamos dar tudo para voltar a jogar em casa. Queremos mesmo voltar a jogar em casa. Vamos ver se conseguimos passar esta eliminatória, estamos muito convictos, mas sabemos que as adversidades vão ser muitas», concluiu Edu Castro na projeção do jogo em Barcelos.

Sugestão de vídeo