Matteo Ruggeri (IMAGO)

Mercado oficial: novo reforço do Atlético de Madrid vem da Atalanta

Matteo Ruggeri, lateral-esquerdo de 22 anos, foi um dos destaques da conquista da Liga Europa em 2024

O Atlético de Madrid anunciou a contratação de Matteo Ruggeri à Atalanta, esta terça-feira. O jovem lateral-esquerdo assina contrato com os colchoneros até 2030. Segundo a Marca, o negócio ficou fechado por 17 milhões de euros, mais dois milhões mediante o cumprimento de objetivos.

Ruggeri termina assim uma ligação de 13 anos à Atalanta: juntou-se ao clube com nove anos e fez a estreia pela equipa principal com 18. Depois de um empréstimo à Salernitana na época 2021/22, ganhou o seu espaço como um ala esquerdo ofensivo e muito rápido no 3x4x3 posto em prática pelo treinador Gian Piero Gasperini.

A época de afirmação foi a de 2023/24: Ruggeri fez 48 jogos pela Atalanta e conquistou a Europa League, sendo mesmo eleito para o melhor onze da competição, elaborado pela UEFA.

Ruggeri com Gian Piero Gasperini e a taça da Europa League (IMAGO)

«Nem mesmo as palavras mais bonitas poderiam representar verdadeiramente o que Atalanta significa para mim», disse Ruggeri aquando da despedida do clube de Bérgamo.

A equipa de Diego Simeone começa assim a rejuvenescer a defesa, um dia depois de se despedir de Axel Witsel e de César Azpilicueta. Ruggeri — que foi a segunda opção para o corredor, depois de falhada a aquisição de Theo Hernández, do Milan — é o segundo reforço de verão do Atlético, depois de Clément Lenglet, que chegou a custo zero vindo do Barcelona, depois de já ter jogado no clube madrileno por empréstimo dos blaugrana.

Por outro lado, a Atalanta já tem sinalizado o substituto de Ruggeri. Trata-se de Honest Anahor, jovem de 17 anos do Génova que, de acordo com a Imprensa italiana, deverá custar um valor semelhante àquele que o Atlético pagou por Ruggeri.

Vídeo sugerido: