PARCIAIS: 19-23; 14-20; 16-21; 20-16.
ACABOU! A Sérvia venve por 80-69, mas Portugal dá uma excelente réplica frente à principal candidata a vencer o Eurobasket!
Mais um triplo e parcial de 6-0 nos últimos ataques.
Dobric converte triplo e Jokic festeja (finalmente!) no banco! 77-67 a 1m19 do fim.
Selecionador da Sérvia pede novo time-out!
Travante ataca o cesto e converte com uma bandeja! 74-67!
Mais um triplo de Diogo Brito!
Diogo Brito faz falta num lançamento de três de Marinkovic.
Cândido Sá não desperdiça os dois lances livres e reduz para 71-62!
E agora é Travante a fazer um triplo, a responder ao triplo da Sérvia. 69-60!
Neemias Queta converte dois lances livres e reduz a desvantagem que cai dos dois dígitos: 57-56.
Diogo Ventura converte novo triplo, depois de Travante Williams ter feito o mesmo no ataque anterior. Portugal volta a reduzir para perto da casa dos 10 pontos: 66-55.
Começa o último período!
FIM DO TERCEIRO PERÍODO: 49-64 a favor da Sérvia.
Dobric com um triplo de outro mundo a aumentar para 5-0 o parcial no final do 3.º quarto.
Voytso em transição reduz para 10 pontos de diferença novamente. 57-47. Selecionador da Sérvia pede novo time-out.
Diogo Ventura converte um triplo e reduz para 57-45.
Diogo Brito iguala Jokic com 19 pontos ao converter dois lances livres. 55-42.
Mais dois pontos para Jokic que chega aos 19 e se isola como melhor marcador do encontro. 55-40 para a Sérvia.
Volta a reduzir Portugal. Miguel Quieroz faz o 53-40.
Neemias Queta volta a descansar nesta fase do jogo.
Neemias Queta faz a terceira falta num confronto direto com Jokic.
Diogo Brito volta a dar um ar da sua graça com novo triplo a reduzir para 53-38. São já 17 pontos para o jogador português.
Jovic faz o 53-35 a favor da Sérvia. Os candidatos ao título fogem no marcador.
Mário Gomes pede time-out com a maior desvantagem no encontro: 15 pontos.
Falta técnica assinalada a Diogo Brito por protestos.
E VÃO MAIS TRÊS! São 13 seguidos de Jokic no jogo! 50-35 a favor dos sérvios.
Mais dois pontos para Jokic! A estrela da Sérvia faz 10 pontos seguidos para a sua equipa!
Jokic imperial no garrafão a devolver os 10 pontos de vantagem: 45-35.
Travante Williams marca os primeiros pontos da 2.ª parte: 35-43.
RECOMEÇA A PARTIDA!
INTERVALO! A Sérvia chega aos 10 pontos de vantagem pela primeira vez no jogo em cima da buzina para o intervalo. 43-33 a favor dos sérvios, graças a um parcial de 6-0 a fechar o segundo período, com todos os pontos a serem da autoria de Nikola Jokic. Diogo Brito é o melhor marcador a meio do jogo, com 14 pontos, à frente de Jokic, que tem 10, os mesmos de Bogdanovic. A Sérvia dominou as tabelas com 18 ressaltos, contra 7, e assistências 12 contra 5. Por outro lado, os sérvios fizeram 12 turnovers, contra 8 de Portugal
Muitas falhas de parte a parte nos dois ataques.
Ao som de gritos de MVP Jokic converte mais dois lances livres e chega aos oito pontos no jogo, com uma eficácia de 100 por cento. 41-33 para a Sérvia.
Jokic regressa ao jogo com dois pontos na conversão de lances livres: 39-33 para os sérvios.
Portugal consegue encontrar Neemias debaixo do cesto e o poste não falha. 37-33 ainda a favor da Sérvia.
É a vez do selecionador português pedir time-out. Portugal perde por 35-31.
Assistência involuntária de Neemias para Diogo Brito chegar aos 14 pontos no jogo, reduzindo para 33-31.
Neemias Queta volta ao jogo.
Bogdanovic faz um lançamento de muito, muito longe e mostra qualidade de NBA. 33-29 para a Sérvia.
Triplo incrível de Amarante coloca a desvantagem lusa em um ponto! 30-29.
Selecionado sérvio volta a pedir time-out! Está muito chateado o técnico balcânico!
Mais um roubo de bola de Portugal no ataque sérvio e Diogo Brito converte mais dois pontos em contra-ataque! Brito chega aos 12 pontos no jogo e reduz para 28-26.
Mais um triplo para Diogo Brito a reduzir para 24-28!
Selecionar sérvio pede um time-out.
Jokic faz tudo parecer simples.
One-hand dime off the bounce? Play nice Nikola!😮💨🇷🇸#EuroBasket pic.twitter.com/GwQY5OpPoi
— FIBA EuroBasket (@EuroBasket) August 29, 2025
Diogo Ventura responde para Portugal e reduz para 21-28 no primeiro cesto luso no 2.º período.
Do lado luso, Neemias Queta também fica no banco.
Jokic fica agora a descansar, mas mesmo sem a estrela proncipal, a Sérvia faz o 25-19 em transição.
COMEÇA O 2.º PERÍODO!
TERMINA O 1.º PERÍODO! A Sérvia vence por 23-19 no final dos primeiros 10 minutos. Bela exibição defensiva vale ao conjunto luso o equilíbrio no marcador.
Francisco Amarante termina com um parcial de 8-0 para a Sérvia e reduz para 19-16.
Vukcevic faz mais dois pontos em lançamentos livres e soma seis pontos consecutivos para dar a maior vantagem do jogo: 19-14.
Mais dois pontos de Vukcevic a colocarem a maior diferença no encontro: 17-14 a favor dos sérvios.
Vukcevic devolve a Sérvia à liderança (15-14) ao converter dois lances livres.
Jokic bate Queta junto à tabela e faz os primeiros pontos no jogo: 11-11-
Portugal de novo na frente graças a cesto de Rafael Lisboa.
Da linha de lançamento livre, Diogo Brito converte os dois e empata novamente o jogo: 9-9.
DESQUALIFICAÇÃO! Após reverem o lance, os árbitros decidem-se mesmo pela desqualificação de Petrusev, entendendo que o poste sérvio agrediu Diogo Brito.
Está a ser analisado um lance de possível agressão de Petrusev a Diogo Brito.
Nikola Jovic devolve a Sérvia à liderança com um triplo e faz o 9-7.
Depois do triplo, Diogo Brito faz o 7-6 com um cesto de costas por baixo da tabela.
Triplo de Diogo Brito devolve Portugal à liderança: 5-4.
Avramovic empata o jogo após assistência de Jokic.
Neemias Queta aponta os primeiros pontos do jogo: 2-0 para Portugal.
Cinco inicial da Sérvia: Aleksa Avdamovic, Bogdan Bogdanovic, Nikola Jovic, Filip Petrusev e Nikola Jokic
Cinco inicial de Portugal: Rafael Lisboa, Travante Williams, Diogo Brito, Miguel Queiroz e Neemias Queta.
BOLA AO AR! NEEMIAS GANHA A JOKIC!
A chegada de Portugal ao palco do encontro.
𝙃𝙖́ 𝙪𝙢 𝙛𝙤𝙜𝙤 𝙚𝙣𝙤𝙧𝙢𝙚 𝙣𝙤 𝙟𝙖𝙧𝙙𝙞𝙢 𝙙𝙖 𝙜𝙪𝙚𝙧𝙧𝙖 ❤️🔥
— Basquetebol Portugal (@fpbasquetebol) August 29, 2025
Até já, portugueses! 🇵🇹
🔴▶️ @RTP2 #SomosBasquetebol #GigantesDePortugal #OsLinces #EuroBasket #MakeYourMark pic.twitter.com/rq4VVjY3md
A liderar a equipa, está o três vezes MVP da NBA, Nikola Jokic, dos Denver Nuggets, mas desengane-se quem achar que esta Sérvia é apenas o poste. Bogdan Bogdanovic, Nikola Jovik, Tristan Vukcevic também alinham na NBA e há sete atletas de equipas que disputam a Euroliga.
No Mundial de 2023 os sérvios conquistaram a medalha de prata, a mesma que conseguiram nos Europeus de 2009 e 2017.
Pela frente neste jogo, os linces terão a seleção que conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, só sendo batida na meia-final pelos EUA, que se viriam a tornar campeões, por 95-91. A Sérvia é ainda a segunda classificada do ranking mundial.
Do lado português, o jogo vai marcar a 125.ª internacionalização do capitão Miguel Queiroz, que é neste momento o 6.º mais internacional de sempre.
Tal como Portugal, também o conjunto sérvio venceu a partida de estreia, por números esclarecedores como era expectável diante da Estónia: 98-64.
O jogo tem início marcado para as 19h15 na Xiaomi Arena, em Riga, na Letónia, e será o primeiro confronto oficial entre as duas seleções.
Boa tarde! Depois da vitória sobre a Chéquia a abrir a participação no Eurobasket (62-50), a Seleção portuguesa enfrenta um desafio bem mais exigente nesta sexta-feira. Os linces defrontam a Sérvia de Nikola Jokic, um dos principais favoritos à conquista do título.